Corporeidades cênico-musicais: investigando o corpo e a cena em performances da música.
Corporeidade; Encenação; Experiência Sensível; Performance Musical.
Esta pesquisa tenta contribuir com o campo da Comunicação, partindo dos estudos de comunicação e música, ao oferecer uma discussão sobre a experiência sensível e inventiva das performances musicais, pensadas a partir
da análise dos corpos dos músicos/performers e do público que delas participam. Para isso, tento desenvolver a ideia de “corporeidade cênico- musical” como maneira de propor que as análises de eventos dessa natureza
considerem mais detidamente o modo como corpos agem em cena, numa articulação com as noções de encenação e ficcionalização de si, e dos atos de transferência vinculados à performance como episteme. Penso nessas questões em conjunto principalmente com as teorias do campo do teatro, da dança, dos estudos de performance e de comunicação e música. Além disso, trago, ainda que de modo menos centralizado, discussões filosóficas e da teoria queer sobre a possibilidade de pensar o corpo na arte da performance musical como local de experimentação de possibilidades e vivências para além das normatividades vigentes.