COMUNICACAO DE PAZ NO ENFRENTAMENTO DE CRISES: uma abordagem do caminho da paz catolico na comunicacao para a solucao de conflitos.
paz positiva, paz negativa, Papa Francisco, discurso religioso, guerra, Ucrânia, Rússia, peace journalism, Igreja Católica.
Esta tese investiga a paz como conceito, prática e discurso, a partir de uma perspectiva histórica, religiosa e comunicacional, com especial foco na atuação da Igreja Católica e nos pronunciamentos do Papa Francisco durante a guerra entre Rússia e Ucrânia no período entre 2022–2025. Considerando que a paz é uma construção multifacetada e, por vezes, contraditória, buscamos superar interpretações simplistas, adotando como eixo teórico os conceitos de paz negativa e paz positiva, desenvolvidos por Johan Galtung (1968). A pesquisa parte da análise da atuação histórica da Igreja, e o papel contemporâneo do Papa Francisco na promoção de uma paz que ultrapassa fronteiras religiosas. Em termos metodológicos, a investigação lança mão da análise de conteúdo aplicada a 65 discursos papais selecionados no portal de notícias do Vaticano, o Vatican News, utilizando uma matriz de parâmetros inspirada nos referenciais de Galtung (1970) e Gavilán (2011) sobre o peace journalism. A partir desses procedimentos, foi criada uma escala de pontuação que permite classificar o grau de alinhamento dos discursos com os ideais de paz positiva. Os resultados evidenciam que, embora nem todos os discursos se alinhem plenamente a uma paz transformadora, a linguagem pastoral do Papa Francisco contribui para a construção de uma cultura de paz no cenário internacional contemporâneo.