A EXPERIÊNCIA SENSÍVEL NA IMERSÃO EM JOGOS DE VIDEOGAME
Videogame. Imersão. Experiência Sensível. Subjetividade.
A presente dissertação analisa o modo pelo qual os jogos de videogame podem proporcionar aos jogadores a imersão em mundos primorosamente simulados através da experiência obtida do jogar. Trata como pilares teórico-metodológicos a imersão e a experiência sensível, considerando seus elementos intrínsecos como essenciais para a compreensão das relações entre jogo-jogador (ambiente-indivíduo). Permeando conceituações como projeção-identificação, avatar, saldo do vivido, subjetividade e gatilhos imersivos, a dissertação bebe de fontes multidisciplinares para tratar seu objeto, considerando também a comunicação como esfera privilegiada. Nesse processo, apresenta um corpus de pesquisa que facilita o pensamento crítico a respeito dessa interação e transporte, utilizando-se de grupos de controle e métodos de observação participante como instrumental analítico. A dissertação busca registrar como ocorre a experiência de imersão de consciência, identificando características que diferenciam essas experiências, compreendendo mobilizações afetivas experimentadas e verificando se esse processo é capaz de formular ideias e juízos que podem ser refletidos no cotidiano do usuário