Do Roteiro ao Som: uma análise dos elementos da banda sonora presentes em roteiros cinematográficos nacionais
Cinema, Som, Roteiro, Narrativa, Processos Criativos
A presente pesquisa possui como proposta debruçar-se sobre os componentes da banda sonora e seus aspectos narrativos, de modo a buscar compreender como esses podem ser articulados a partir da criação do roteiro cinematográfico. Por meio da composição da voz, ruído, música e silêncio a partir do processo de escrita, objetiva-se compreender como se solidifica a narratividade constituinte desses elementos. Nesse sentido, pretende-se analisar roteiros de obras como O céu de Suely (2006), de Karim Ainouz, Maurício Zacharias e Felipe Bragança; Aquarius (2016), de Kleber Mendonça Filho; e Amor, plástico e barulho (2015), de
Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira. Tais escolhas são fundamentadas pela necessidade de um recorte nacional, evidentemente não afastando as peculiaridades nas formas de escrita e maneiras de se explorar a banda sonora em cada uma dessas obras.