CANTO, COMUNICAÇÃO E TERRITÓRIO:
relações de sociabilidade e novas formas de resistência coletiva na cacauicultura baiana
Cantos populares; Vinculação; Comunicação; Comum; Território
A dissertação investiga as transformações no âmbito do trabalho e nas relações de sociabilidade na região cacaueira do sul da Bahia, focando nas implicações para a reprodução de manifestações culturais de trabalhadores rurais e comunidades tradicionais. O estudo se concentra nos cantos coletivos e de trabalho praticados em fazendas, áreas de reforma agrária e em territórios indígenas e quilombolas na microrregião Ilhéus-Itabuna. Centrada no conceito de "comum" de Muniz Sodré, que coloca a comunicação enquanto um instrumento de vinculação social (Sodré, 2002; 2014; Yamamoto, 2018), o trabalho relaciona a dinâmica econômica global da cadeia produtiva do cacau com os conceitos de necropolítica (Mbembe) e com o fenômeno de desagregação cultural da região cacaueira baiana. Paralelamente, por meio da documentação e no registro da história oral desses saberes, apresenta caminhos de resistência cultural, comunicativa e territorial em curso na região, destacando o protagonismo das mulheres no trabalho de resgate dos cantos populares da cultura cacaueira.