Cartografando formas e práticas do filme-ensaio: para uma pedagogia do olhar e um pensamento por imagem.
Filme-ensaio, Cinema e Educação, Pensamento e imagem
Este projeto tem como horizonte a elaboração das potencialidades pedagógicas e criativas da prática ensaística de cinema no âmbito da educação, inscrevendo-se no âmago de uma reflexão sobre a eficácia do ato imagético e das imagens da arte cinematográfica frente ao domínio majoritário das visualidades para consumo no mundo contemporâneo. Ele parte da constatação de uma produção cada vez maior e mais consistente sobre a introdução do cinema nas escolas por meio de oficinas e cursos voltados à formação de repertório e produção fílmica, bem como do reconhecimento da íntima, quase orgânica co-incidência entre os movimentos e dinâmicas da vida social e política e os modos de uso e circulação das imagens. E, por fim, se atém a algumas das hipóteses levantadas por professores, pesquisadores e
artistas envolvidos na criação de uma cultura de filmes e de práticas de cinema nas escolas: o uso recursivo de fragmentos fílmicos para apreciação e debate, a experimentação a partir da passagem ao ato (filmar, montar, produzir) e a defesa de que a arte cinematográfica traz uma vocação inequívoca para formas de aprendizado que não são da ordem da cognição, mas da intuição e da sensibilidade.