CURADORIA DA NOTÍCIAS NO BRASIL: Um contributo para a qualidade do jornalismo.
Curadoria das notícias; jornalista curador; jornalismo brasileiro; curador de notícias.
A tese investiga a forma como a curadoria de notícias é concebida no estado da arte, como objeto epistemológico, e pelos jornalistas, na realidade empírica das redações brasileiras, a partir das novas transformações vivenciadas com o avanço da tecnologia que vêm impactando profundamente o jornalismo. Ao longo da presente pesquisa, seguindo a perspectiva epistemológica construtivista, são desenvolvidas reflexões sobre a objetividade jornalística e a função social do jornalismo na curadoria das notícias, entendida como tendo, essencialmente, o compromisso de ultrapassar a função mercadológica de fragmentação do público conforme o interesse da estrutura de poder e presente em muitas interpretações de curadoria digital, para enfatizar o compromisso ético imprescindível com o bem-comum de toda a sociedade. Para investigar, através da metodologia da análise de discurso, especialmente fundamentada nas contribuições de Márcia Benetti (2010) e Rosalind Gil (2202), o fenômeno da curadoria de notícias no Brasil, foram coletados dados em entrevistas com dez profissionais dos maiores jornais de circulação no país, Folha de São Paulo e o Globo, sobre as suas dinâmicas profissionais. Os resultados obtidos indicam que os profissionais estão divididos entre uma maioria dos que reconhecem na curadoria de notícias o compromisso de garantir a qualidade do jornalismo para consecução dos interesses universais do conjunto da sociedade, mas também de uma minoria de jornalistas que, equivocadamente, compreendem a atividade como exclusivamente mercadológica com o propósito de satisfazer os interesses de lucro das organizações empresariais. Com isso, a tese dialoga sobre as novas transformações sociotécnicas vivenciadas pelo profissional de jornalismo lançando luz para a curadoria de notícias no Brasil como um contributo para a qualidade do jornalismo brasileiro.