Para além do Altar: Explorando o Ethos midiático do Padre Fábio de Melo
comunicação; ethos; discurso; Fabio de Melo; religião.
Este estudo se esforça examinar a construção do ethos midiático do Pe. Fábio de Melo, através de seus discursos. A questão central é compreender como é elaborada a identidade do padre, que é marcada por sua proeminência no cenário da mídia como influenciador de narrativas que se estendem além do domínio religioso. Para atingir esse objetivo, empregamos a Análise do Discurso - AD, referencial metodológico de inspiração francesa, particularmente fundamentado nos conceitos de Dominique Maingueneau sobre a noção de ethos. Para delinear a maneira pela qual o ethos do padre é produzido, utilizamos a abordagem qualitativa com foco na coleta de postagens cotidianas divulgadas em sua conta oficial do Instagram, no período de junho a novembro de 2024, analisando o contexto que estrutura a identidade sacerdotal. Por meio de uma exploração das dimensões multifacetadas do discurso, esta pesquisa buscou revelar as estratégias empregadas pelo padre, que, por meio de seu engajamento na esfera da mídia, constrói sua identidade pública e fortalece as conexões com seu público, destacando assim a convergência de fé, arte, comunicação e empresarial.