BRANDED CONTENT PARA ALÉM DE ENTRETER, INFORMAR E EDUCAR: uma proposta de novas funções do conteúdo de marca a partir da análise de projetos publijornalísticos do JC360
Branded content; Conteúdo de marca; Publijornalismo; Publicidade híbrida.
A evolução da internet e o avanço das tecnologias digitais trouxeram uma diversidade de canais de comunicação, sobretudo com a popularização das redes sociais. Nesse cenário, a publicidade encontrou-se diante do desafio de investir em formatos diferentes, capazes de captar a atenção e de se aproximar mais do público consumidor, que passou a rejeitar anúncios tradicionais, caracterizados pela lógica estandardizada e intrusiva, favorecendo a origem da publicidade híbrida (COVALESKI, 2010; 2015). Tal mudança fez com que as marcas se deparassem com a necessidade de fornecer conteúdo valioso e envolvente para conseguir se tornar visível no meio virtual, marcado pelo excesso de informações disponíveis (SANTOS, 2014; VIANA, 2018). Esse contexto se revelou favorável ao surgimento e à ascensão do branded content (CASTRO ALVES, 2019; MOURA, 2021), que é o conteúdo de marca que busca oferecer produções relevantes e interessantes ao público, propiciando entretenimento, informação e/ou educação (LABARTA, 2014; GONZÁLEZ & MARTÍNEZ, 2015; LLORENTE-BARROSO, 2022), conforme os propósitos de cada campanha. Utilizando a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2004; HERSCOVITZ, 2007) como suporte metodológico, esta pesquisa propõe uma ampliação dessas três funções do branded content ao sugerir novas categorias de suas dimensões por meio da análise de projetos publijornalísticos produzidos e lançados entre 2016 e 2023 pelo JC360, o primeiro núcleo de conteúdo de marca criado no panorama midiático de Pernambuco e integrante do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.