PPGCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - CAC DEPARTAMENTO DE COMUNICACAO SOCIAL - CAC Téléphone/Extension: (81) 9974-9490

Banca de QUALIFICAÇÃO: DRIELLE LEE RIBEIRO DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DRIELLE LEE RIBEIRO DE ANDRADE
DATA : 16/06/2023
LOCAL: Videoconferência Via Google Meet
TÍTULO:

O poder do testemunho: Narrativas contemporâneas dos influenciadores digitais de finanças e suas aproximações com o discurso religioso neopentecostal.


PALAVRAS-CHAVES:

Testemunho; influenciadores digitais; discursos; neopentecostais;


PÁGINAS: 124
RESUMO:

É no ambiente de pluralidade e visibilidade das redes sociais que crescem os produtores de conteúdo, também chamados de influenciadores digitais, que combinam suas características educadoras, reputações midiáticas e
experiências pessoais para ensinar, levantar discussões e modificar o estilo de vida de seus seguidores. É difícil ignorar que tais indivíduos têm se tornado ídolos para suas audiências, capazes de impactar e gerar mudança de comportamento através das suas narrativas de superação – que chamamos de de testemunhos. Segundo Bispo (2018), testemunhar é um ato de fala público, que ilustra uma concepção moderna de pessoa, bem como linguagens morais que constituem modos de vida, tanto religiosos quanto seculares. Acreditamos, que no caso de alguns influenciadores digitais, suas narrativas testemunhais são assim como os testemunhos religiosos – mais precisamente neopentecostais, pautados pelo objetivo de servir como referência, como
modelos de inspiração e motor de transformação para uma audiência ansiosa por um exemplo a ser seguido. Nesse trabalho nos debruçamos especificamente sobre os influenciadores de finanças, que já falam para mais
de 74 milhões de seguidores segundo a Valor Investe (2021). O problema de pesquisa reside portanto em entender como os discursos desses influencers, se aproximam de uma narrativa testemunhal neopentecostal e de uma ética religiosa que vê no acúmulo do capital, uma vocação. Nossas hipóteses são que o (a) o padrão narrativo encontrado é associado ao texto fundante & bíblia, que legitima a existência e reprodução desse formato testemunhal dentro das igrejas, (b) que na atualidade, esse padrão foi ampliado para outros tipos de discursos dissociados da perspectiva religiosa, neste caso dos influenciadores digitais, (c) que esse discurso obedece a uma fórmula narrativa que possui o objetivo de gerar adesão e iniciar um movimento cíclico de testemunho e transformação. A metodologia da pesquisa será a Análise do discurso, a partir de uma pesquisa netnográfica, pois entendemos assim como Mainguineau (1998), que o discurso é orientado, e isso não ocorre apenas porque o mesmo é concebido na perspectiva de um interlocutor, mas também porque os discursos se inserem linearmente no tempo, construindo-se a partir de uma finalidade e visando atingir um público específico. Para constituição do corpus, estudaremos um ano de publicações entre 2022 e 2023 dos três maiores influenciadores digitais de finanças do Brasil, respectivamente Thiago Nigro, Carol Dias e Nathalia Arcuri.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CAROLINA CAVALCANTI FALCAO - UFRPE
Externa à Instituição - EMANUELLE GONCALVES BRANDAO RODRIGUES - UFAL
Externo à Instituição - GILBRAZ DE SOUZA ARAGÃO - UNICAP
Interna - 2312853 - IZABELA DOMINGUES DA SILVA
Presidente - 1654570 - KARLA REGINA MACENA PEREIRA PATRIOTA
Notícia cadastrada em: 15/06/2023 11:53
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