Psicogeografias góticas na composição do horror em casas mal assombradas
Arquitetura; Cenografia; Inquietante; Casa mal-assombrada; Cronotopo.
Entendendo a casa e suas formas de habitar como consequências e reflexos de uma sociedade angustiada e desestabilizada, a pesquisa tenta entender o porquê e como atribuímos o valor de medo a um lugar. Também é investigado o espaço doméstico como elemento central nos filmes do horror, a partir do conceito freudiano de unheimlich (inquietante) como a lente que irá contextualizar historicamente as significações de casas assombradas dentro da estética gótica. Propõe-se, portanto, que este tema seja lido como um cronotopo bakhtiniano, permitindo a presença da arquitetura como elemento narrativo. Analisando quatro filmes de diferentes períodos e contextos — Desafio do Além (1963), Mais Negro que a Noite (1975), Sob a Sombra (2016) e O Nó do Diabo (2017) —, busca-se compreender como os artefatos cenográficos se comportam ao longo dos filmes a partir do conceito de vetorização de Pavis (1996).