RASTROS DE CRIAÇÃO DO SOM NO CINEMA: Processos criativos e a construção do conceito sonoro na filmografia contemporânea do Recife
cinema, som, processos criativos, cultura sonora, estética, crítica genética
Este trabalho propõe uma investigação sobre as intenções estéticas e a elaboração dos conceitos sonoros nas filmografias contemporâneas do Recife. As análises partem dos rastros e vestígios do fazer criativo, como entrevistas, documentos e projetos de software de edição de áudio, fundamentadas pela crítica de processos e a criação como rede em criação proposta por Salles (2008, 2016). As relações criativas e metodológicas que surgem no decorrer da realização fílmica, as condições orçamentárias das produções e a forma como esses artistas lidam com as adversidades na elaboração dos projetos são percebidos como fatores relevantes nas obras finalizadas. Além dos percursos da crítica genética, apresenta-se o estreitamento entre a criação das sonoridades e as dimensões da continuidade intensificada no som (Smith, 2013), a partir dos documentos de processos que evidenciam a criação em Azougue Nazaré (Tiago Melo, 2018) e Fim de Semana no Paraíso Selvagem (Pedro Severino, 2022).