Roteirização de Reportagens especiais transmídia: uma proposta para o ensino e a prática jornalística
Jornalismo. Transmídia. Roteirização. Método. Ensino.
As iniciativas de veículos jornalísticos com produções transmídia, baseadas em estratégias de engajamento e práticas interacionais que articulam conteúdos associados em diferentes mídias e plataformas, tem estimulado a inserção desse tópico nos cursos de graduação em Jornalismo. Recuperando estudos teóricos e analíticos sobre a estratégias e procedimentos da narrativa transmídia no jornalismo a partir do desdobramento temático (MACEDO, 2019), essa tese propõe um método para roteirização de reportagens especiais transmídia de natureza descrito-argumentativo visando subsidiar o ensino desse modelo de produção aos futuros profissionais da área. Como instrumento metodológico foi concebido um mapa midiático-temático capaz de representar visualmente a arquitetura textual do projeto transmídia, desde o percurso temático do texto de referência (uma reportagem especial) até os conteúdos de expansão para outras mídias e plataformas que ampliam e aprofundam diferentes aspectos temáticos. A ferramenta foi objeto de pesquisa aplicada em turmas dos Cursos de Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal de Alagoas, onde o método foi testado e validado, e cujos resultados apontam para sua operacionalidade e evidenciam pistas significativas para o ensino de jornalismo transmídia.