DESLOCAMENTOS LUSO-PAISAGÍSTICOS: ARTIFÍCIO, MEMÓRIA E SAUDADE NO CINEMA DE MIGUEL GOMES
Cinema. Paisagem. Deslocamento. Artifício. Saudade.
A partir de uma aproximação cultural atrelada ao audiovisual, este projeto pretende articular alguns conceitos, como cinema em trânsito, paisagem, artifício, nostalgia e melancolia, com o intuito de problematizar e investigar a presença de todos estes elementos no cinema do realizador português Miguel Gomes. Pretende-se ainda, dentro de uma abordagem não total, mas parcial de análise fílmica, identificar tais características no objeto de estudo aqui proposto. Além disso, a pesquisa busca refletir sobre o modo como o deslocamento entre os campos ficcional e do documentário acontece na filmografia aqui estudada, além da incorporação e apropriação de Gomes a partir de outros gêneros cinematográficos, como o musical e o melodrama, para a criação e construção de um universo próprio e característico, fabuloso, do diretor. O trabalho pretende alcançar a obra do cineasta como um todo, incluindo em seu arcabouço tanto os seus longas-metragens, como alguns curtas. O desenvolvimento da pesquisa almeja lançar mão, primordialmente, de um lastro teórico-conceitual sobre os temas anteriormente pontuados, além de se valer das imagens dos filmes aqui colocados para a discussão a respeito dos desdobramentos a partir do objeto estudado.