Entre Métodos Sonoros: o Som Cinematográfico Francês e Estadunidense na confluência do Som Direto do Cinema Brasileiro.
Cinema e história; Estética e tecnologia; Som Direto; Cinema Brasileiro.
Entre Métodos Sonoros: o Som Cinematográfico Francês e Estadunidense na confluência do Som Direto do Cinema Brasileiro propõe uma reflexão na área de Estudos de Som sobre a constituição de padrões que distingam e classifiquem dois métodos, chamados coloquialmente de escolas sonoras: a estadunidense e a francesa. A proposta é tentar encontrar influências ou interferências na sonoridade do cinema brasileiro, em especial na adoção da prática do som direto. A tese pretende discutir o conceito de escola sonora e como pode ser aplicado ao som cinematográfico, observando a gênese do conceito, como foi construída essa classificação, e quais contextos históricos (e de poder) possibilitaram a referência marcadamente estadunidense e francesa. Além disso, se dispõe examinar a existência de outros métodos, ou escolas, pensando na formatação de uma escuta extremamente
ocidentalizada, que teria favorecido essa classificação dualista.