FORRÓ ELETRÔNICO CONTEMPORÂNEO: O NORDESTE POP PERIFÉRICO NOS VIDEOCLIPES DE MANO WALTER
Forró eletrônico; Nordestinidade; Mano Walter, Pop-Periférico; Videoclipe.
O forró possui uma trajetória histórica de transições sonoras e estilísticas que são atravessadas, em grande parte, por uma ideia de nordestinidade. A pesquisa visa investigar como é articulada, contemporaneamente, no forró eletrônico, a nordestinidade, em tempos onde o consumo de música na internet favorece intensas trocas e deslocamentos de gêneros musicais. Para abordar esse tema, definimos como corpus de pesquisa três videoclipes da carreira de Mano Walter, um dos expoentes de maior sucesso comercial do forró eletrônico. Esta é uma pesquisa qualitativa, na qual utilizamos transversalmente, as proposições da análise midiática do
videoclipe (SOARES, 2006) e a análise das mediações dos videoclipes pós-MTV (SÁ, 2021), em conjunto com a análise documental (LIMA JR., 2021). A partir de três vetores, a vaquejada, a ostentação e a masculinidade, identificamos que o artista performatiza em sua assinatura uma ideia de nordestinidade que reconfigura, e também reitera, as ideias que permeiam a própria fundação do Nordeste enquanto região, inserindo o forró em uma vasta rede sócio técnica de música pop periférica.