CONSUMO, LOGO PUBLICO: ESPAÇOS INSTAGRAMÁVEIS E O EFEITO DISNEY NA SOCIEDADE EM REDE
consumo simbólico; cultura do consumo; redes sociais digitais; experiência do
cliente; marketing.
Nessa sociedade contemporânea e espetacularizada, em que as relações sociais são mediadas pelas imagens e pelo consumo de mídias instantâneas, objetivamos compreender a influência dos espaços instagramáveis, como estratégia do Efeito Disney, em estabelecimentos gastronômicos da era pós-digital. Almejamos investigar os impactos da aderência desses ambientes nas formas de atração do consumidor, bem como a influência sob as decisões de consumo dos indivíduos. A partir de conceitos como Marketing 5.0 e de estratégias de encantamento do cliente, além dos estudos do consumo material e simbólico, observamos o despertar do pensamento mágico nos consumidores e a construção de sociedades dos sonhos. Neste contexto, compreendemos que os ambientes instagramáveis são formas de atrair o consumidor, entretanto, devemos estar atentos aos impactos sociais e mercadológicos, que esse consumo simbólico – a procura por locais diferenciados para fotos – pode provocar, quando toma posição de prioridade em detrimento ao material e físico dos estabelecimentos – como o consumo de alimentos. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa e seu corpus de pesquisa se concentra nas experiências de consumidores de estabelecimentos gastronômicos da cidade de João Pessoa/PB. Utilizamos como técnicas de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a pesquisa na internet e a entrevista em profundidade. A técnica de análise de dados escolhida é a análise de conteúdo. Partimos da hipótese de que, neste contexto de sociedade em fotografar e satisfazer necessidades subjetivas tem sido mais valorizada em detrimento do próprio consumo material. rede, o consumo de base simbólica, ou seja, ter a experiência do lugar para fotografar e satisfazer necessidades subjetivas tem sido mais valorizada em detrimento do próprio consumo material.