Tudo posso na rede que me fortalece: Espiritualidade e motivação em Deive Leonardo.
Coaching; análise do discurso; influenciadores digitais; Cultura da Inspiração
Num contexto em que as redes sociais são o principal palco de expressão de identidades religiosas, o surgimento de celebridades da fé no cenário majoritariamente cristão do Brasil é mais do que compreensível. Nessa trilha, este trabalho tem como objeto de estudo o evangelista e influenciador Deive Leonardo, que conta com 16,6 milhões de seguidores no Instagram e 10 milhões de inscritos no YouTube, ocupando o lugar de pregador individual com maior alcance nas redes atualmente. A presente pesquisa investiga os elementos decisivos na construção da figura midiática de Leonardo, a partir de duas linhas de observação que se entrecruzam, sendo a primeira baseada na materialidade audiovisual publicada nas plataformas online (YouTube e Instagram) e a segunda voltada para o personal branding que Leonardo tem colocado em prática ao buscar inserção em outros mercados. Para tal, analisamos o conteúdo produzido pelo viés do discurso no que diz respeito às interseções entre o sermão e a palestra motivacional como gêneros transmutados, além das relações de proximidade e afastamento com a Teologia da Prosperidade e o Coaching enquanto formações discursivas. Adicionalmente, nos respaldamos nos postulados da linha francesa da análise do discurso para explorar os elementos que compõem o ethos de Leonardo, acionando as noções de lugar de fala e cenografia discursiva, especialmente no contexto religioso, fatores que viabilizam o processo de construção de uma imagem de marca que extrapola a produção de vídeos para as redes sociais, através de projetos como a Associação Evangelística Deive Leonardo e a Turminha do Leo, voltada para o público infantil.