PPGCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - CAC DEPARTAMENTO DE COMUNICACAO SOCIAL - CAC Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: THAINÁ GOMES DE LIRA BELÉM

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAINÁ GOMES DE LIRA BELÉM
DATA : 29/05/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência Via Google Meet
TÍTULO:

Quem é a mulher negra na publicidade brasileira: um mapeamento dos papéis da negritude feminina em anúncios
publicitários no Brasil.


PALAVRAS-CHAVES:

negritude, publicidade, mulheres negras, comunicação, anúncios publicitários.


PÁGINAS: 175
RESUMO:

As indagações acerca do imagético no meio publicitário são várias, embalados pelos signos e significâncias a comunicação publicitária consegue emitir uma mensagem com apenas uma imagem, um olhar, um som, uma percepção. Sendo assim, podemos colocar a mensagem passada pela publicidade como um dos maiores vetores comunicacionais da sociedade. Tendo em vista esse posicionamento, este estudo procura entender o que essa comunicação está falando sobre as mulheres negras para a sociedade brasileira. Nos últimos anos, as demandas antirracistas estão crescendo pelo público, a população brasileira agora munida de opiniões ouvidas via redes sociais conseguem se posicionar para exigir suas solicitações e pontuar práticas racistas. Dessa forma, o presente trabalho pretende pontuar o posicionamento de marcas em relação à presença de mulheres negras em sua comunicação publicitária. A pesquisa tem como intenção mapear o papel representado pelas mulheres negras em anúncios no Brasil, sobretudo no que diz respeito a mensagem que está sendo passada e propagada. Mediante uma pesquisa bibliográfica (Gil, 2017), uma breve análise de conteúdo (Bardin, 2011) e uma análise temática (Nowell et al. 2017), ambicionamos investigar e identificar as representações da negritude feminina em anúncios publicitários. Na pesquisa bibliográfica temos o apoio de Sueli Carneiro (2011, 2020), Djamila Ribeiro (2017, 2019), Miranda e Martins (2011), Moreno Fernandes (2021), bell hooks (2019), entre outros. Na análise de conteúdo e análise temática temos como corpus de pesquisa a coluna Campanhas da Semana do portal publicitário Meio e Mensagem, investigando a temporalidade de 2020 até 2022, compreendendo 1041 publicidades. Essas publicidades trazem um panorama da publicidade no Brasil e falam sobre como um dos maiores veículos de c omunicação está posicionando as mulheres negras em sua comunicação: há um debate em andamento, mas ainda há muito a ser feito.  


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2160384 - ANA MARIA DA CONCEICAO VELOSO - nullExterno à Instituição - PABLO MORENO FERNANDES - PUCMinas
Presidente - 1805696 - ROGERIO LUIZ COVALESKI
Interna - 2133092 - SORAYA MARIA BERNARDINO BARRETO JANUARIO
Notícia cadastrada em: 14/05/2024 11:59
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