Banca de DEFESA: ROSA FERNANDA VIDAL DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSA FERNANDA VIDAL DOS SANTOS
DATA : 29/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Centro de Artes e Comunicação
TÍTULO:

ANIMAIS INFORMES: Do informe batailliano a Bela Tarr, perspectivas para alem do humano na construcao, em teia, de um corpo dissidente.


PALAVRAS-CHAVES:

Bestiário, cinema, Georges Bataille, informe, mulheres


PÁGINAS: 108
RESUMO:

Partindo de uma memória de infância, em que meu corpo estava vinculado a animais condenados ao inferno, o presente trabalho parte da coexistência entre sujeito e corpus, manifestando-se através do meu encontro com alteridades para além do humano e construindo um corpo dissidente enquanto resposta. Esse encontro trouxe à tona animais que estavam adormecidos na memória e, a partir do conceito de informe, introduzido por Georges Bataille, encontra uma maneira de lacerar as imagens com o objetivo de investigar perspectivas para além do humano. Nesse sentido, invisto na tarefa de revirar as imagens com a intenção de fazer o baixo tocar o alto ou ainda o eu que desemboca em outras alteridades, sejam elas humanas ou não. Atentamo-nos à imagem da aranha, que condensa o cosmos, de modo que o universo se assemelha a uma aranha ou a um escarro. Segundo Bataille, essas criaturas imundas seriam a própria materialização do informe. O eu defronta-se com a ideia de bestiário, sobretudo a partir da construção poética de Manoel de Barros e Hilda Hilst. Em seguida, o filme Sátántangó (1994), de Bela Tarr, constitui um universo onde criaturas medíocres ainda conseguem afirmar os resquícios de sua dignidade, ao passo que a fotografia surrealista é um campo de análise para pensarmos a transgressão da diferença sexual. À medida que o estudo avança, buscamos aproximar o conceito de Bataille enquanto base teórica e filosófica para construção de um organismodispositivo, aprofundando as relações com o informe, com o objetivo de reavaliar as tarefas das formas sob novas formas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1435892 - NINA VELASCO E CRUZ
Interna - 1241843 - FERNANDA CAPIBARIBE LEITE
Externa à Instituição - VICTA DE CARVALHO PEREIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 16/08/2025 09:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11