A PLATAFORMIZACAO DA NOTICIA NO JORNALISMO ESPORTIVO
Jornalismo Esportivo. Plataformização. Notícia. Audiência. Jornalismo.
Este trabalho analisa como a construção da notícia no jornalismo esportivo é modificada sob influência do processo de plataformização da sociedade e, por conseguinte, do Jornalismo. Para isso, é estabelecida uma série de discussões teóricas acerca do jornalismo esportivo, do jornalismo digital e de como a incidência da plataformização no jornalismo promove mudanças nas rotinas produtivas e se torna um agente fundamental não apenas para a interatividade de uma audiência potente, mas também para que o fluxo de acesso aos sites sejam potencializados. Nosso problema de pesquisa parte da seguinte indagação: de que forma a plataformização afeta os processos de construção da notícia no jornalismo esportivo? Neste sentido, busca-se como objetivo geral compreender e problematizar a utilização e a influência das plataformas digitais nos processos de construção da notícia no jornalismo esportivo. Como objetivos específicos, este estudo visa a avaliar e descrever as alterações na rotina produtiva e como funciona o jornalismo esportivo sob a influência do processo de plataformização do jornalismo; compreender a relação e a influência das métricas de audiência para a estruturação, o desenvolvimento da notícia e o seus fluxos de acesso no jornalismo esportivo; analisar de que forma os valores que surgem da plataformização no jornalismo se relacionam e modificam valores da profissão na perspectiva dos jornalistas esportivos. Para responder aos objetivos propostos, além da revisão bibliográfica, foi adotada a combinação de três métodos complementares: a entrevista de tipo qualitativa semiestruturada; a coleta de dados; e a análise de conteúdo. O corpus da pesquisa é composto por 14 entrevistas semiestruturadas com profissionais do UOL Esporte e da Itatiaia Esporte, seções esportivas utilizadas como objetos de pesquisa, com recorte em novembro de 2024, a fim de observar, entre outros pontos, a relevância de plataformas digitais para os fluxos de acesso aos portais. Os resultados apontam para a existência de um “jornalismo esportivo plataformizado”, campo que tem a rotina produtiva envalores da profissão influenciados pelas plataformas digitais. Entre outros dados, 100% dos repórteres entrevistados (dez de dez) utilizam plataformas para apuração e distribuição das notícias, enquanto 92,86% dos jornalistas entrevistados (13 de 14) admitem que ferramentas de medição de audiência, como Google Analytics, Chartbeat ou Marfeel, influenciam em decisões editoriais. Este trabalho se apresenta como uma contribuição teórica à Sociologia do Jornalismo, ao jornalismo digital, à Ciência da Comunicação e, em especial, aos estudos acerca do jornalismo esportivo no Brasil.