“KondZilla e redes de música pop periférica: estética, mercado e sentidos políticos”
KondZilla. Funk. Rede de música pop periférica. Videoclipe
Fundado em 2012 e com sede em São Paulo, a produtora de videoclipes e canal do YouTube KondZilla está no centro do processo de mainstreaming do funk brasileiro. Em setembro de 2018, o canal da KondZilla teve o primeiro videoclipe brasileiro com mais de 1 bilhão de visualizações no YouTube. Um ano depois, em outubro de 2018, a KondZilla ultrapassou o cantor canadense Justin Bieber e tornou-se o terceiro maior canal do YouTube mundial e o maior da América Latina em números de inscritos. Este trabalho tem como proposta analisar justamente os efeitos, causas e consequências deste direcionamento pop do funk através da KondZilla, buscando analisar suas implicações estéticas, comerciais e políticas. Partimos da ideia de Rede de Música Brasileira Pop Periférica (PEREIRA DE SÁ, 2017), para entender como gêneros musicais diversos se acumulam, conectam e interpenetram no ambiente da cultura digital contemporânea e como a KondZilla atua nessa esfera múltipla e dinâmica negociando sua performance para formar redes com mercados mais amplos, além do nicho do funk