TRAILER: Protagonismo, Intertextos e Narrativas de Consumo Atuais, com Origem na Publicidade Fílmica
trailer; publicidade e cinema; marketing fílmico; relevância dos trailers na atualidade; intertexto e hibridismo publicitário.
Este trabalho objetiva entender como se dá a relevância dos trailers na atualidade, considerando que, mesmo após mais de 112 anos de sua existência, esse produto híbrido de publicidade e cinema continua sendo uma das principais estratégias do marketing fílmico e publicidade de entretenimento atuais. Nesse sentido, busca-se analisar como a linguagem do trailer atua, de forma efetiva, para o consumo de entretenimento atualmente, observando, em especial, sua estrutura – que combina montagem audiovisual, discurso deliberativo e uso de elementos hápticos, híbridos e intertextuais – o que o torna um conteúdo, não raro, mais apreciado do que os produtos que divulga, adquirindo assim certa ‘autonomia’. Bem como, observa-se a evolução dos trailers, no sentido de avaliar sua adequação às necessidades de consumo da contemporaneidade, tendo em vista também os novos meios em que esse audiovisual é consumido, como redes sociais e streamings, e como isso contribui para a sua sobrevivência atual, mesmo submetido a algoritmos. Considera-se ainda como o uso massivo de inteligência artificial em trailers pode comprometer a sua originalidade e impacto, acarretando também uma possível diminuição de profissionais por suas elaborações, como montadores. Dentro do marco teórico, são discutidos conceitos, como os de marketing fílmico e linguagem trailerífica – tratados, dentre outros autores, por Kernan (2004), Santos (2007) e Iuva (2010) – , intertextualidade e hibridismo publicitário (Covaleski, 2015), discurso deliberativo publicitário (Carrascoza, 1999), Tecnoestética Algorítmica (Da Silveira et al., 2020), Criatividade e IA Generativa (Bueno et al., 2023), Gêneros Fílmicos (Bordwell, 2017) e Aspectos Hápticos no Cinema, tratados por Elsaesser e Hagener (2020), e Vieira Jr. (2021). Além da revisão bibliográfica – que contribui para mapear a produção acadêmica sobre trailers no Brasil e no mundo, nos últimos 5 anos – , foram realizadas entrevistas com montadores, representantes de distribuidoras, exibidores, críticos de cinema e produtores de conteúdo sobre trailers; consulta a consumidores de trailers via formulário online, e análise de alguns dos trailers mais vistos nas primeiras 24 horas, segundo o YouTube, e premiados no Golden Trailer Awards, o que contribuiu para entender como tal relevância se constitui, garantindo a sobrevivência dos trailers, ao passo que acompanham as transformações tecnológicas e dos rituais de consumo na sociedade, sendo ainda reflexo desta.