Banca de DEFESA: ANTONIÊTA FERNANDA MESQUITA BEZERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIÊTA FERNANDA MESQUITA BEZERRA
DATA : 10/04/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência Via Google Meet
TÍTULO:

Tudo posso na rede que me fortalece: Espiritualidade e motivação em Deive Leonardo.


PALAVRAS-CHAVES:

Análise do Discurso; Influenciadores digitais; Celebridades da fé; Cultura da inspiração; Teologia da Prosperidade; Coaching.


PÁGINAS: 117
RESUMO:

Num contexto em que as redes sociais são o principal palco de expressão de identidades religiosas, o surgimento de celebridades da fé no cenário majoritariamente cristão do Brasil é mais do que compreensível. Nessa trilha, este trabalho tem como objeto de estudo o evangelista e influenciador Deive Leonardo, que conta com 16,8 milhões de seguidores no Instagram e 10 milhões de inscritos no YouTube, ocupando o lugar de pregador individual com maior alcance nas redes atualmente. A presente pesquisa investiga os elementos decisivos na construção da figura midiática de Leonardo, a partir de duas linhas de observação que se entrecruzam, uma baseada na materialidade audiovisual publicada nas plataformas online (YouTube e Instagram) e outra voltada para o próprio Leonardo como figura midiática e como uma marca em si mesmo ao buscar inserção em outros mercados. Para tal, investigamos a trajetória de Leonardo e nos debruçamos sobre a persona midiática construída, esquadrinhando o ethos pela visão da linha francesa da Análise do Discurso, bem como a importância do carisma na circulação da mensagem, para entender como esse ethos o coloca numa posição de falante autorizado, observando as noções de lugar de fala e cenografia discursiva, especialmente no contexto religioso. A partir de então, analisamos o conteúdo no que diz respeito às interseções entre o sermão e a palestra motivacional como gêneros transmutados, com o intuito de apontar os componentes que Leonardo acolhe e desconsidera de cada gênero, possibilitando a hibridização que nos parece muito bem recebida pelo público, ao se distanciar dos moldes mais convencionais de pregação. Além disso, verificamos o que emerge da Teologia da Prosperidade e do Coaching como matrizes discursivas na mensagem de Leonardo, através de conjuntos de enunciados temáticos, reproduzidos e legitimados na esfera midiática, visando identificar quais deles são reafirmados, modificados ou descartados. Por fim, exploramos os efeitos da grande popularidade de Leonardo nos empreendimentos para além da produção de conteúdo, como a Associação Evangelística Deive Leonardo, o aplicativo de suporte espiritual “O dia seguinte”, a Deive Leonardo Store e a Editora Preach. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1654570 - KARLA REGINA MACENA PEREIRA PATRIOTA
Externo à Instituição - LEANDRO DE PAULA SANTOS - UFBA
Interno - 1805696 - ROGERIO LUIZ COVALESKI
Notícia cadastrada em: 10/04/2025 12:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06