Banca de DEFESA: IARA RAYANE DE LIMA FRANCISCO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IARA RAYANE DE LIMA FRANCISCO
DATA : 25/02/2025
HORA: 10:00
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
TÍTULO:

CONSUMO, LOGO PUBLICO: ESPAÇOS INSTAGRAMÁVEIS E O EFEITO DISNEY NA SOCIEDADE EM REDE


PALAVRAS-CHAVES:

consumo simbólico; cultura do consumo; redes sociais digitais; experiência do
cliente; marketing.


PÁGINAS: 154
RESUMO:

Nessa sociedade contemporânea e espetacularizada, em que as relações sociais são mediadas pelas imagens e pelo consumo de mídias instantâneas, objetivamos compreender a influência dos espaços instagramáveis, como estratégia do Efeito Disney, em estabelecimentos gastronômicos da era pós-digital. Almejamos investigar os impactos da aderência desses ambientes nas formas de atração do consumidor, bem como a influência sob as decisões de consumo dos indivíduos. A partir de conceitos como Marketing 5.0 e de estratégias de encantamento do cliente, além dos estudos do consumo material e simbólico, observamos o despertar do pensamento mágico nos consumidores e a construção de sociedades dos sonhos. Neste contexto, compreendemos que os ambientes instagramáveis são formas de atrair o consumidor, entretanto, devemos estar atentos aos impactos sociais e mercadológicos, que esse consumo simbólico – a procura por locais diferenciados para fotos – pode provocar, quando toma posição de prioridade em detrimento ao material e físico dos estabelecimentos – como o consumo de alimentos. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa e seu corpus de pesquisa se concentra nas experiências de consumidores de estabelecimentos gastronômicos da cidade de João Pessoa/PB. Utilizamos como técnicas de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a pesquisa na internet e a entrevista em profundidade. A técnica de análise de dados escolhida é a análise de conteúdo. Partimos da hipótese de que, neste contexto de sociedade em fotografar e satisfazer necessidades subjetivas tem sido mais valorizada em detrimento do próprio consumo material. rede, o consumo de base simbólica, ou seja, ter a experiência do lugar para fotografar e satisfazer necessidades subjetivas tem sido mais valorizada em detrimento do próprio consumo material.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA PAULA CELSO DE MIRANDA - UFRJ
Presidente - 2312853 - IZABELA DOMINGUES DA SILVA
Interno - 1805696 - ROGERIO LUIZ COVALESKI
Notícia cadastrada em: 27/01/2025 19:17
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