Para além do Altar: Explorando o Ethos midiático do Padre Fábio de Melo
comunicação; religião, discurso; ethos.
Este estudo se esforça para examinar o desenvolvimento do ethos do Pe. Fábio de Melo. A questão central é compreender como essa metodologia elucida a construção da identidade do padre, que é marcada por sua proeminência no cenário da mídia como influenciador de narrativas que se estendem além do domínio religioso. Para atingir esse objetivo, empregamos a Análise do Discurso, referencial metodológico inspirado em teóricos franceses, particularmente fundamentado nos conceitos de Dominique Maingueneau sobre a noção de ethos. Para delinear a maneira pela qual o ethos do padre é formado, utilizamos a análise qualitativa com foco nas postagens cotidianas divulgadas em sua conta do Instagram, no período de junho a novembro de 2024. Por meio de uma exploração das dimensões multifacetadas do discurso, esta pesquisa teve como objetivo descobrir as estratégias empregadas pelo padre, que, por meio de seu engajamento na esfera da mídia, constrói sua identidade pública enquanto reforça as conexões com seu público, destacando assim a convergência de fé, arte, comunicação e empresarial.