Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANO AUSTECLÍNIO PÁDUA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANO AUSTECLÍNIO PÁDUA DOS SANTOS
DATA : 30/01/2025
LOCAL: Videoconferência Via Google Meet
TÍTULO:

A paródia satírica deepfake com Trump e Bolsonaro: entre algoritmos e desinformação na crise do coronavírus


PALAVRAS-CHAVES:

deepfakes; inteligência artificial; desinformação; mídias sociais


PÁGINAS: 183
RESUMO:

A presente pesquisa busca compreender de que modo e em que medida os elementos da paródia satírica de vídeos de deepfake com Donald Trump e Jair Bolsonaro se articularam com as normas da política de governança do Instagram relacionada a desinformação no contexto da pandemia do coronavírus. A perspectiva metodológica adotada foi estruturada em quatro etapas, tomando por base a matriz conceitual e metodológica dos Estudos de Plataforma e dos Métodos Digitais. Na primeira das quatro etapas, o trabalho ficou centrado no processo de extração dos dados no Instagram e na classificação e apresentação das temáticas contidas nos vídeos com Donald Trump e Jair Bolsonaro. A estruturação dos temas dos conteúdos permitiu visualização as informações sobre a pandemia tomadas como base para a construção dos vídeos com cada um dos ex-presidentes. A segunda etapa compreendeu o estudo e o mapeamento da política de governança do Instagram sobre desinformação relacionada à pandemia do coronavírus. A terceira fase dos procedimentos metodológicos compreendeu métodos para caracterizar a mediação algorítmica sendo estruturada em três eixos. No primeiro deles, construímos a dinâmica de circulação dos vídeos de deepfake ao longo do recorte empírico para apresentar o processo de aparecimento dos conteúdos por data e dentro de um determinado espaço de tempo. O segundo eixo, apresenta o mapeamento das redes de hashtags inseridas nas legendas dos conteúdos com Trump e Bolsonaro. Com o terceiro eixo, caracterizamos o ranqueamento das interações praticadas pelo público em torno dos vídeos com número de visualizações, curtidas e comentários. Por fim, realizamos a última etapa dos procedimentos metodológicos referente à análise do processo comunicacional envolvendo a articulação entre as narrativas de base dos vídeos de deepfake, os elementos da paródia satírica e a desinformação. A mobilização dos conceitos de paródia, sátira, ironia e humor e sua interseção com narrativas de desinformação em vídeos fabricados partificialmente, assim como a relação com normas de governança de plataformas como o Instagram durante a pandemia do coronavírus aponta para a qualidade inovadora da presente pesquisa. O estudo é inovador por explorar um fenômeno comunicacional engendrado por deepfakes em torno de dois dos principais políticos da extrema direita, o que sinaliza para um certo ineditismo. A pesquisa contribui de modo importante ainda ao se concentrar na área dos estudos de inteligência artificial na geração de mídia sintética. Por explorar esse campo, houve o empenho em tornar a investigação atualizada ao realizar um trabalho de pesquisa com foco nos estudos recentes sobre geração de mídia sintética através de sistemas de algoritmos de inteligência artificial generativa. Compartilhamos assim, a visão recente dos autores, buscando considerar as novas abordagens investigativas e o comportamento das plataformas digitais em torno da mídia gerada sinteticamente.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS FREDERICO DE BRITO D'ANDRÉA (CARLOS D'ANDRÉA) - UFMG
Externo à Instituição - ALBERTO INACIO DA SILVA
Presidente - 1923882 - CAROLINA DANTAS DE FIGUEIREDO
Interno - ***.009.314-** - PAULO FALTAY FILHO - UFRJ
Notícia cadastrada em: 31/10/2024 10:38
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