Banca de DEFESA: DRIELLE LEE RIBEIRO DE ANDRADE BARRETO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DRIELLE LEE RIBEIRO DE ANDRADE BARRETO
DATA : 18/10/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Videoconferência Via Google Meet
TÍTULO:

DA PROMESSA À CONVERSÃO: O PODER DO TESTEMUNHO NO DISCURSO DOS FINFLUENCERS.


PALAVRAS-CHAVES:

1. Testemunho; 2. Neopentecostais; 3. Prosperidade. 4. Influenciadores; 5. Discurso.


PÁGINAS: 248
RESUMO:

A prática do testemunho no cristianismo é tão antiga quanto a própria
religião, sendo fundamental para a transmissão da fé. Nesta pesquisa,
ampliamos o escopo da análise do 'testemunho', deslocando-o de uma abordagem individualista para uma perspectiva que considera o fenômeno do ponto de vista religioso evangélico neopentecostal, considerando a sua variedade e a maneira como permite a articulação com aspectos emergentes e aparentemente seculares da contemporaneidade. Focamos na intersecção entre esse testemunho e os influenciadores digitais de finanças, explorando como os discursos dos finfluencers se alinham com a ética religiosa que vê o
acúmulo de capital como uma vocação. Dividimos nosso percurso teórico em capítulos que versam sobre 1. o Testemunho, 2. os Neopentecostais, 3. os Influenciadores e 4. o Discurso, com autores como Lackey, Sacramento, Mariano, Dullo, Weber, Karwahi, Recuero e Foucault. Tanto o testemunho neopentecostal com a Teologia da Prosperidade, quanto o discurso dos influencers visam atender a uma sociedade em busca de referências e histórias inspiradoras, prometendo plenitude e prosperidade nesta vida, desde que se siga o caminho proposto. Ao estudar o discurso dos influenciadores, percebemos que o teor testemunhal será reforçado, desenvolvido e estimulado. Ao final, evidenciamos afinidades entre os discursos dos finfluencers, o espírito do capitalismo dos primeiros grupos protestantes e o testemunho neopentecostal contemporâneo. E embora nossa análise se concentre no segmento financeiro, acreditamos que narrativas testemunhais permeiam a comunicação de diversos influenciadores da atualidade, que, por meio de histórias de superação, buscam atrair atenção e capital (BOURDIEU, 1997). O título ‘Da promessa à conversão: o poder do testemunho nos discursos dos finfluencers’ não surgiu do acaso, mas reflete os nossos achados de que, assim como a Teologia da Prosperidade, o testemunho do influenciador quando narrado carrega consigo uma promessa. Uma esperança de mudança e transformação, que culmina na conversão. Seja a conversão para o cristianismo ou a conversão enquanto o ato de tornar-se cliente, o discurso testemunhal é uma ferramenta poderosa para alcançar objetivos e conquistar seguidores.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LEANDRO DE PAULA SANTOS
Externa à Instituição - CARLA BARROS - UFF
Interno - 1655380 - HEITOR COSTA LIMA DA ROCHA
Interna - 2312853 - IZABELA DOMINGUES DA SILVA
Presidente - 1654570 - KARLA REGINA MACENA PEREIRA PATRIOTA
Notícia cadastrada em: 01/10/2024 10:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01