A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA INFÂNCIA: análise da produção de notícias sobre crianças no Jornal Nacional em 2020
Infância; Jornal Nacional; Telejornalismo; Estatuto da Criança e do Adolescente; Notícias.
O presente trabalho explora a influência da mídia na sociedade contemporânea, com um enfoque específico na representação da infância no Jornal Nacional. Parte-se da premissa de que a mídia exerce um papel central na construção e disseminação de conhecimentos e significados sociais, sendo capaz tanto de promover o progresso social quanto de atuar como obstáculo à mudança, dependendo de como é manipulada pelos interesses dominantes. Para isso, adota a metodologia de Análise de Conteúdo, conforme proposta por Bardin e aprimorada por Bauer e Gaskell, para examinar a forma como o Jornal Nacional aborda temas relacionados à infância e adolescência. Esta metodologia permite uma análise detalhada das reportagens veiculadas, considerando os aspectos qualitativos e quantitativos da representação midiática. O estudo pretende destacar que a mídia não apenas informa, mas também molda a percepção pública e critica a noção de objetividade jornalística, enfatizando a importância da intersubjetividade e da responsabilidade ética na construção das notícias. A dissertação também analisa como a representação desses temas evoluiu desde a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em 1990, que trouxe uma mudança significativa na percepção e no tratamento dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil. Por isso, debate-se que, embora a mídia desempenhe um papel crucial na construção social desses temas, a qualidade da cobertura jornalística é fundamental para garantir a visibilidade e a proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Assim, é essencial que a mídia refine suas abordagens e estratégias para melhorar a representação e promoção dos direitos desses grupos etários, levando em conta a complexidade dos fatores culturais, sociais e políticos envolvidos na produção de notícias. Portanto, investiga-se o impacto da mídia na percepção pública sobre a infância e como a cobertura telejornalística pode influenciar positivamente o avanço e a proteção desses direitos.