Comunicação Mercadológica infantil em tempos de Capitalismo de Vigilância: Uma análise sobre a eficácia dos mecanismos de controle parental em redes sociais digitais
Infância, capitalismo de vigilância, redes sociais, controle parental.
O presente trabalho consiste em uma investigação acerca das crianças como consumidoras e como produto do consumo. O objetivo da pesquisa é analisar e compreender se as estratégias de controle parental são eficazes para a proteção da infância, já que a problemática abordada é como conteúdos impróprios e comunicação mercadológica são ou não filtrados corretamente? As plataformas de mídia digitais consideram esse tipo de comunicação publicitária abusiva para as crianças? A pesquisa apresenta três partes: a primeira, Infâncias em Conexão: Uma Jornada do Capital à Sociedade Digital, tem como ponto de partida a invenção da infância diante de uma sociedade da vigilância; na segunda, Publicidade Híbrida, Publicidade de Controle e a Comunicação Mercadológica Direcionada em Tempos de Capitalismo De Vigilância, a comunicação mercadológica se desdobra numa publicidade de controle, baseada na economia de dados infantis, cada vez mais explorados; já na terceira, Navegando na Parentalidade: Educando em Tempos de Redes Sociais, o conceito de parentalidade é problematizado, assim como as definições e discussões em torno das estratégias de controle parental. Como percurso metodológico, o ponto de partida é a pesquisa bibliográfica, tendo como tipo de pesquisa qualitativa, com análises netnográficas dos documentos das plataformas e políticas de privacidade. A última etapa metodológica foi a aplicação dos questionários aos pais de crianças de 10 a 15 anos, matriculadas em escolas públicas da rede Estadual de Ensino de Pernambuco na Gerência Regional de Educação Sertão Médio São Francisco, buscando entender o quanto pais e responsáveis estão familiarizados com ferramentas de controle parental e segurança online de crianças e adolescentes.