Quem é a mulher negra na publicidade brasileira: um mapeamento dos papéis da negritude feminina em anúncios
publicitários no Brasil.
negritude, publicidade, mulheres negras, comunicação, anúncios publicitários.
As indagações acerca do imagético no meio publicitário são várias, embalados pelos signos e significâncias a comunicação publicitária consegue emitir uma mensagem com apenas uma imagem, um olhar, um som, uma percepção. Sendo assim, podemos colocar a mensagem passada pela publicidade como um dos maiores vetores comunicacionais da sociedade. Tendo em vista esse posicionamento, este estudo procura entender o que essa comunicação está falando sobre as mulheres negras para a sociedade brasileira. Nos últimos anos, as demandas antirracistas estão crescendo pelo público, a população brasileira agora munida de opiniões ouvidas via redes sociais conseguem se posicionar para exigir suas solicitações e pontuar práticas racistas. Dessa forma, o presente trabalho pretende pontuar o posicionamento de marcas em relação à presença de mulheres negras em sua comunicação publicitária. A pesquisa tem como intenção mapear o papel representado pelas mulheres negras em anúncios no Brasil, sobretudo no que diz respeito a mensagem que está sendo passada e propagada. Mediante uma pesquisa bibliográfica (Gil, 2017), uma breve análise de conteúdo (Bardin, 2011) e uma análise temática (Nowell et al. 2017), ambicionamos investigar e identificar as representações da negritude feminina em anúncios publicitários. Na pesquisa bibliográfica temos o apoio de Sueli Carneiro (2011, 2020), Djamila Ribeiro (2017, 2019), Miranda e Martins (2011), Moreno Fernandes (2021), bell hooks (2019), entre outros. Na análise de conteúdo e análise temática temos como corpus de pesquisa a coluna Campanhas da Semana do portal publicitário Meio e Mensagem, investigando a temporalidade de 2020 até 2022, compreendendo 1041 publicidades. Essas publicidades trazem um panorama da publicidade no Brasil e falam sobre como um dos maiores veículos de c omunicação está posicionando as mulheres negras em sua comunicação: há um debate em andamento, mas ainda há muito a ser feito.