Banca de DEFESA: LUCIANA MARIA CAMPELO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANA MARIA CAMPELO DE OLIVEIRA
DATA : 25/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - ONLINE
TÍTULO:

CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO VOCAL E COMPETÊNCIA EM COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL DO PROFESSOR: RELAÇÃO COM A SAÚDE MENTAL EM CONTEXTO DE PÓS-PANDEMIA DA COVID-19 


PALAVRAS-CHAVES:

Saúde mental. Voz. Comunicação Interpessoal. Coronavírus. Professor.


PÁGINAS: 152
RESUMO:

Introdução: Os processos e organização do trabalho observados nas escolas são apontados com um dos principais elementos que contribuem para o surgimento dos distúrbios de voz, bem como do sofrimento psíquico do docente. Além disso, os problemas de voz comprometem a comunicação interpessoal, o que repercute de forma negativa nas relações sociais e de trabalho. Com a pandemia do novo Coronavírus, a saúde do professor pode ter sofrido um impacto ainda maior diante das mudanças/adequações de funcionamento das escolas em função da pandemia. Objetivo: Verificar se existe associação entre condições de produção vocal e competência em comunicação interpessoal do professor com a saúde mental em contexto de pós pandemia da COVID-19. Método: Trata-se de um estudo seccional, de abordagem analítica, realizado com 361 professores de escolas estaduais de Pernambuco, que lecionam no ensino fundamental e médio. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação dos seguintes instrumentos: Condição de Produção Vocal do Professor (CPV-P), que caracterizou o perfil vocal e as condições de trabalho do professor; Escala de Competência em Comunicação Interpessoal (ECCI), que avaliou a competência em comunicação interpessoal; Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE), que avaliou a ansiedade traço e estado; e o Questionário Auto Referido (SRQ-20), que sugere nível de suspeição (presença/ ausência) de algum transtorno mental. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. Para associação entre variáveis, foram utilizados os testes de correlação de Pearson e Spearman, teste T, teste Z, além do teste de Cronbach, considerando o nível de significância estatística de 5%. Resultados: a ocorrência de distúrbios vocais foi verificada em quase 45% dos professores, enquanto 40,44% apresentaram alta ansiedade no IDATE-E e 38,78% no IDATE-T, o que denota comprometimento na saúde mental. Além disso, houve indicativo de que 25% dos professores apresentam sofrimento mental comum. Os dados também apontaram que os participantes têm boas habilidades em comunicação interpessoal, com destaque para os domínios controle do ambiente, autorrevelação e disponibilidade. Professores que relataram níveis mais altos de ansiedade e sofrimento mental comum estão mais propensos a apresentarem distúrbios vocais e habilidades de comunicação interpessoal menos desenvolvidas. Conclusão: os distúrbios vocais, a ansiedade estado e ansiedade traço foram presentes em um grupo importante de docentes no contexto de pós-pandemia da Covid-19. Além disso, as condições de produção vocal e as habilidades de comunicação interpessoais de professores estão associadas à ansiedade e sofrimento mental. Nesse contexto de adoecimento físico e mental, ressalte-se a necessidade de um olhar cuidadoso para essa população, que carece de investimentos diversos no âmbito da saúde pública e educação. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1423644 - BIANCA ARRUDA MANCHESTER DE QUEIROGA
Interna - 2321137 - MARIA LUIZA LOPES TIMOTEO DE LIMA
Externa à Instituição - LESLIE PICCOLOTTO FERREIRA - PUC - SP
Notícia cadastrada em: 09/09/2024 14:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08