HABILIDADES COMUNICATIVAS E SOCIALIZACAO DE CRIANCAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA PERSPECTIVA FAMILIAR
Transtorno do Espectro Autista, Comunicação, Socialização, Família.
Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada por déficits persistentes na comunicação e na interação social, além de padrões restritos e repetitivos de comportamento. Considerando a relevância da atuação interdisciplinar e da participação familiar na identificação precoce. Objetivo: Analisar as habilidades comunicativas e sociais de crianças com TEA, sob a perspectiva de seus familiares. Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva e transversal, realizada a partir da análise de dados secundários provenientes de protocolos de anamnese aplicados no Projeto Autismo Comunica, vinculado à Clínica Escola de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A amostra foi composta por 95 crianças com diagnóstico de TEA, com idades entre 2 e 8 anos. Os dados foram analisados estatisticamente por meio do software SPSS, adotando-se um nível de significância de 5%. Resultados: Os resultados evidenciaram prejuízos significativos tanto na comunicação verbal e não verbal quanto nas habilidades de socialização, com destaque para a baixa iniciativa de interação com pares e dificuldades na atenção conjunta. Além disso, observou-se associação estatisticamente significativa entre comportamentos comunicativos responsivos (como seguir o olhar do parceiro ou responder a convites para brincar) e manifestações de engajamento social. Conclusão: Há uma interdependência entre as dificuldades comunicativas e sociais no TEA, reforçando a importância de estratégias terapêuticas integradas, que envolvam a família no processo de intervenção e promovam o desenvolvimento funcional da criança.