CUIDADO E CONSCIÊNCIA: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE OS RECURSOS NATURAIS DO PARQUE AMBIENTAL CACHOEIRA DA BICA GRANDE NATUBA (PB)
Conservação. Educação Ambiental. Percepção ambiental. Sustentabilidade. Visitas pedagógicas.
A presente dissertação tem como objetivo geral identificar como as visitas pedagógicas influenciam a percepção dos alunos das turmas do 9º A, B, C e D da Escola Municipal Coronel Antônio Pessoa em relação aos problemas ambientais presentes no Parque Ambiental Cachoeira da Bica Grande em Natuba - Paraíba. Trata-se de um projeto ação desenvolvido nesse espaço natural, que busca aliar teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem em Educação Ambiental. Especificamente, a pesquisa pretende identificar a percepção ambiental dos estudantes, analisar possíveis alterações nessas percepções após as visitas, avaliar o impacto dessas atividades na compreensão das causas e consequências do desmatamento e da alta concentração de lixo no parque, além de propor recomendações para o fortalecimento de práticas educativas sustentáveis. A relevância deste estudo reside no reconhecimento da Educação Ambiental como uma ferramenta essencial para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a conservação do meio ambiente. Ao contextualizar o ensino por meio da vivência em um parque ambiental, espaço de estudo e intervenção, a pesquisa amplia a percepção dos estudantes sobre a urgência da preservação dos ecossistemas e da biodiversidade. Mais do que transmitir conteúdos teóricos, a proposta busca proporcionar experiências reais e aprendizagens significativas, estimulando a reflexão crítica, o senso de pertencimento e a responsabilidade socioambiental. Dessa forma, o trabalho contribui para o desenvolvimento de uma consciência crítica e ativa voltada para a sustentabilidade e o cuidado com o ambiente natural.