Banca de DEFESA: WALDOMIRO ALVES FERREIRA NETO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALDOMIRO ALVES FERREIRA NETO
DATA : 23/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

Condition-based Maintenance Policies for Scrap-Based Steel Production Lines


PALAVRAS-CHAVES:

Linha de produção de aço com base em sucata; sistema com múltiplos componentes; otimização de manutenção; manutenção baseada em condição; aprendizado por reforço.


PÁGINAS: 141
RESUMO:

A produção de aço é essencial para a infraestrutura moderna e os avanços tecnológicos, mas é um dos maiores contribuintes industriais para as emissões globais de gases de efeito estufa e o consumo de energia. A reciclagem de aço por meio de sucata oferece benefícios significativos, como redução de até 80% nas emissões de carbono, economia de energia e promoção da economia circular. No entanto, enfrentar os rigorosos padrões de qualidade para aço de alta performance e otimizar os processos de reciclagem ainda são desafios. As máquinas trituradorasShredders, fundamentais no processamento de sucata, enfrentam complexidades de manutenção devido à degradação de componentes, condições de desbalanceamento e os efeitos resultantes das interdependências entre seus componentes e com as outras estações de trabalho da linha de produção. Esses fatores afetam a eficiência da reciclagem, aumentam custos operacionais, afetam a qualidade do produto final e reduzem a competitividade do setor. Esta tese propõe dois modelos inovadores de manutenção baseada em condição (CBM) para sistemas de trituradoras em linhas de produção de aço reciclado. O primeiro combina inspeções em múltiplos níveis com as decisões de manutenção baseadas na condição e tempo do equipamento, enquanto o segundo utiliza monitoramento em tempo real e aprendizado por reforço para decisões de manutenção em ambientes operacionais dinâmicos. Ambos os modelos capturam as interdependências dos sistemas, melhorando a confiabilidade e o planejamento de manutenção. Estudos de caso e comparações com estratégias de manutenção convencionais validam os modelos, demonstrando sua eficácia na redução de custos, aumento da confiabilidade e eficiência operacional. Análises de sensibilidade demonstram sua adaptabilidade a diferentes cenários, oferecendo soluções práticas para implementação. Desta forma, esta pesquisa contribui para uma produção de aço mais sustentável, ampliando o uso de materiais reciclados e alinhando-se aos objetivos globais de sustentabilidade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LUCAS EQUETER
Interna - 1510962 - CAROLINE MARIA DE MIRANDA MOTA
Presidente - 1549303 - CRISTIANO ALEXANDRE VIRGINIO CAVALCANTE
Interno - 2766188 - MARCIO JOSE DAS CHAGAS MOURA
Externo à Instituição - PHILIP ANTHONY SCARF
Notícia cadastrada em: 22/07/2025 16:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08