Investigação do Paradigma de Avaliação Holística para Modelagem de Preferências Usando Visualizações Gráficas e Tabulares
Avaliação Holística; MCDM/A; Modelagem de Preferências; Visualizações; Método FITradeoff; Estudos Comportamentais; Tomada de Decisão.
Em um cenário de Tomada de Decisão Multicritério (MCDM/A), a escolha entre alternativas conflitantes representa um desafio complexo. Esta tese se propôs a investigar, por meio de uma abordagem comportamental, o uso de avaliações holísticas para a elicitação de preferências do decisor, visando o aprimoramento de Sistemas de Apoio à Decisão (SAD). O estudo foi estruturado em dois experimentos comportamentais, conduzidos para comparar a eficácia de diferentes características de tarefas de decisão. A pesquisa se concentrou em dois processos decisórios, a seleção da melhor alternativa versus a eliminação da pior, bem como em duas formas de visualização, tabelas versus gráficos de barras. De modo a avaliar essas características em termos do desempenho dos participantes dos experimentos, foram consideradas como métricas a taxa de sucesso obtida (HR – Hit Rate) e o tempo gasto para realizar cada tarefa de decisão. Além disso, o estudo se aprofundou em como esse desempenho é influenciado por características pessoais dos participantes, como idade, gênero, escolaridade e nível de fadiga, explorando aspectos pouco abordados na literatura. Os resultados obtidos fornecem evidências que demonstram como as diferentes características de tarefas e os perfis individuais influenciam o desempenho do decisor. A tese demonstra a eficiência das avaliações holísticas na simplificação e melhoria dos processos decisórios e permite a identificação de quais características aperfeiçoam a performance na avaliação holística. Por fim, os achados oferecem insights para o aprimoramento do design do SAD) do método FITradeoff. A contribuição da tese estende-se além do FITradeoff, permitindo que os insights sejam aplicados a outros métodos MCDM/A, auxiliando analistas no suporte a tomadores de decisão em ambientes organizacionais. Desse modo, a pesquisa contribui para a tomada de decisões mais assertivas em contextos econômicos, sociais, ambientais e financeiros, áreas nas quais o FITradeoff já é amplamente utilizado.