PPGBQF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA E FISIOLOGIA - CB DEPARTAMENTO DE BIOQUIMICA - CB Teléfono/Ramal: (81) 8729-2466

Banca de DEFESA: LAVINIA BEATRIZ HERMINIO DA SILVA

DISCENTE: LAVINIA BEATRIZ HERMINIO DA SILVA
DATA : 06/09/2024
LOCAL: Sala 03 Departamento de Fisiologia e Farmacologia

Efeito do antagonismo do receptor AT1 com losartan na doença hepática gordurosa não alcoólica associada à obesidade induzida dieteticamente em ratos Wistar: possível papel da sirtuina 1

Dieta hiperlipídica; Doença hepática gordurosa não alcoólica; Inflamação; Losartan; Sistema renina-angiotensina; Sirtuina 1

A obesidade é um fator de risco para outras doenças, a exemplo do diabetes mellitus tipo 2, de doenças cardiovasculares e da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA). A alta prevalência de DHGNA associada à disfunção metabólica representa um sério problema de saúde pública. Além disso, evidências indicam a via da angiotensina II-AT1 no desenvolvimento da DHGNA e a sinalização antagônica entre sirtuína 1 e NFκB regula o metabolismo energético e a resposta inflamatória presentes em muitas doenças metabólicas crônicas. Assim, objetivou-se avaliar o efeito do antagonismo do receptor AT1 com losartan na DHGNA associada à obesidade induzida dieteticamente em ratos e o possível papel da sirtuina 1. Ratos Wistar machos com 8 semanas de idade foram divididos em: Grupo controle (CT, n=5), que recebeu uma dieta padrão de roedor (11,8% kcal de lipídios); Grupo obeso (DHL, n=6), que recebeu uma dieta rica em gordura (58,4% kcal de lipídios) por 16 semanas; Grupo controle+losartan (CT-L, n=7) e grupo obeso+losartan (DHL-L, n=8) que receberam concomitantemente intervenção farmacológica com losartan 15mg/Kg/dia (via oral-gavagem) nas últimas 8 semanas da intervenção dietética. Avaliações metabólicas sistêmicas, hepáticas e no tecido adiposo branco referentes à indução da obesidade e da DHGNA foram realizadas. Análises histológicas foram realizadas pela coloração de hematoxilina e eosina (H&E) e tricomo de masson. A expressão relativa de mRNA foi mensurada pela reação em cadeia da polimerase quantitativa (qPCR). Comparados ao controle, os grupos que receberam a dieta hiperlipídica apresentaram aumento do peso corporal acompanhado de maior índice de adiposidade. Os níveis de lipídios totais hepáticos foram significativamente maiores no grupo DHL em comparação ao CT, mas não entre os grupos tratados com losartan. Os grupos DHL e DHL-L apresentaram aumento significativo nos triglicerídeos hepáticos em comparação ao respectivo grupo controle, bem como nos níveis de colesterol. Entretanto, o tratamento com losartan diminuiu os níveis de colesterol no grupo DHL-L comparado ao DHL. Associado a elevada deposição lipídica, a análise histológica evidenciou esteatose hepática e maior porcentagem de fibrose nos animais DHL, esta última atenuada no grupo tratado com losartan. Sistemicamente, o grupo DHL apresentou elevação de marcadores de função e lesão hepática, ALT e AST, os quais foram atenuados entre os grupos tratados com losartan. O grupo DHL apresentou aumento na expressão relativa de mRNA para angiotensinogênio, receptor AT1, ECA, CD36, CD68 e NFκB em comparação ao controle, mas não entre os grupos DHL-L e CT-L, sugerindo o envolvimento do eixo angiotensina II-AT1, bem como da inflamação na DHGNA. Além disso, o tratamento com losartan aumentou a expressão relativa de mRNA para sirtuína 1 em DHL-L, acompanhado por uma diminuição em CD68 e NFκB.  Em suma, a via da angiotensina II-AT1 contribuiu para o acúmulo de lipídios e inflamação na DHGNA induzida por dieta hiperlipídica. Além disso, o antagonismo do receptor AT1 atenuou tais distúrbios pela regulação do eixo sirtuin1/NF-kB.

Presidente - 1217155 - VALERIA NUNES DE SOUZA
Interna - 1558963 - GARDENIA CARMEN GADELHA MILITAO
Interna - 1132302 - GLORIA ISOLINA BOENTE PINTO DUARTE
Interno - 2069591 - LEUCIO DUARTE VIEIRA FILHO