EXPLORANDO O ASPECTO LOCACIONAL DA ACESSIBILIDADE EQUITATIVA AS ENTREGAS DE COMERCIO ELETRONICO: um estudo para cidades brasileiras
equidade; acessibilidade; comércio eletrônico; entrega domiciliar; entregas da última milha; pontos de coleta e entrega.
O uso do comércio eletrônico aumentou nos últimos anos. Cada entrega do comércio eletrônico pode ser destinada à casa ou ao local de trabalho do comprador, ou a Pontos de Coleta e Entrega (do inglês – Collection and Delivery Points) (CDPs). As entregas do comércio eletrônico podem aumentar a acessibilidade a bens de consumo, beneficiando aqueles que enfrentam dificuldades no acesso ao varejo tradicional. No entanto, a acessibilidade às entregas não é equitativa. Estudos mostram que a renda e o acesso à tecnologia impactam a acessibilidade aos serviços de entrega. Os padrões operacionais logísticos e as viagens de carga também são influenciados por características locacionais, como conectividade da rede viária, acessibilidade urbana, densidade populacional e uso do solo. No entanto, a equidade é um tema pouco explorado na literatura sobre transporte urbano de cargas, especialmente no contexto do impacto das características do local de residência na acessibilidade às entregas de comércio eletrônico. Portanto, esta tese tem como objetivo analisar a acessibilidade da população às entregas de comércio eletrônico em cidades brasileiras. Nesse contexto, a tese (i) identificou as lacunas de pesquisa e os fatores a serem considerados em uma análise de equidade envolvendo comércio eletrônico; (ii) explorou os fatores locacionais que influenciam a acessibilidade às entregas do comércio eletrônico em Belo Horizonte e Recife, reconhecendo as desigualdades espaciais de oportunidades e identificando fatores infraestruturais e morfológicos relacionados à acessibilidade às entregas em domicílio; (iii) combinou técnicas tradicionais de logística com conceitos de equidade e princípios de justiça distributiva para propor uma rede de CDPs para Belo Horizonte que poderia ajudar a diminuir as desigualdades de acessibilidade às entregas e (iv) identificou áreas vulneráveis relacionadas às características locacionais para prioridade na localização de CDPs. Os resultados demonstram que (i) a literatura atual sobre equidade na acessibilidade às entregas de comércio eletrônico carece de definições claras de equidade; (ii) níveis mais baixos de acessibilidade aos serviços de entrega em domicílio estão associados à baixa densidade da rede viária, ruas não pavimentadas e parcialmente pavimentadas, alta densidade populacional e usos do solo menos diversos; (iii) a rede de CDP proposta poderia cobrir até 97,6% da população, incluindo 94,8% dos domicílios de baixa renda, e (iv) de um total de 311 CDPs propostos, 77 devem ser priorizados para implementação para atender áreas vulneráveis. Por fim, esta tese demonstra a importância de se considerar a equidade nas análises de acessibilidade no transporte urbano de cargas e pode servir como guia para políticas públicas voltadas à acessibilidade às entregas do comércio eletrônico.