Banca de QUALIFICAÇÃO: JOANY SILVA LINS DE ALBUQUERQUE MAGALHAES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOANY SILVA LINS DE ALBUQUERQUE MAGALHAES
DATA : 06/06/2025
LOCAL: Pós-Graduação Engenharia Civil
TÍTULO:

ESTUDO DE ESTABILIDADE DE TALUDES DE CORTE RODOVIÁRIOS DA BR-101/PE, KM 104,6 AO KM 148,8, COM A CONDIÇÃO NÃO SATURADA


PALAVRAS-CHAVES:

estabilidade; cortes; geologia; geotecnia; rodovias


PÁGINAS: 215
RESUMO:

O presente trabalho é um estudo de estabilidade dos cortes ao longo da rodovia BR-101/PE, que tem uma extensão de 44,2 km, subtrecho da Comunidade Charneca no Cabo de Santo Agostinho até a cidade de Ribeirão, com vistas na grande quantidade de movimentações de massa em uma rodovia de tráfego intenso. Neste cenário, os cortes rodoviários mal projetados ou que não recebem a manutenção adequada podem sofrer processos de erosão, deslizamentos e outras instabilidades ao longo do tempo, o que pode resultar em inclinações acentuadas e até mesmo movimentações de massa significativas, enfatizando o caráter de relevância do presente estudo. Com vistas na problemática, o presente estudo propõe o aprofundamento do conhecimento geotécnico para elucidação das características determinantes na execução de taludes de corte. Para isso, é fundamental que os projetos rodoviários levem em consideração as características do terreno natural, realizem estudos geológicos e geotécnicos apropriados e implementem medidas para garantir a estabilidade dos taludes ao longo da vida útil da estrada. Em síntese, o estudo mencionado avalia as condições geométricas, hidrológicas, geológicas e geotécnicas que resultaram no fracasso na execução dos cortes no segmento em análise. Logo, foram elaborados modelos geológicos geotécnicos e análises de estabilidade com o objetivo de avaliar os taludes em questão. No tocante à geologia, há ocorrência de rochas de composição granítica das unidades geológicas denominadas de Complexos Cabrobó, Belém do São Francisco e de Suíte Intrusiva Serrote dos Macacos, apresentando estruturas geológicas com orientação de descontinuidades na mesma direção dos cortes da BR-101, as quais desfavorecem a estabilidade dos cortes, devido a encontrarem-se paralelas ou sub-paralelas à rodovia. A respeito dos aspectos geotécnicos, os parâmetros foram definidos pela coleta de amostras, sondagens à percussão e ensaios de laboratório, tais como, granulometrias, limites de consistência, cisalhamento direto e triaxiais. Os taludes apresentaram perfis de solos residuais bem desenvolvidos, com granulometria predominantemente fina, em que a classificação granulométrica varia entre argila, silte e areia fina, com a obtenção de valores Nspt mais baixos na zona vadosa, ou lixiviada, de solos menos coesivos, locais onde ocorreram as movimentações de massa, em sua maioria escorregamentos rotacionais, com superfícies de ruptura no contato solo-solo, constatando-se a influência da sazonalidade do clima, principalmente no tocante às precipitações. Desse modo, foram realizadas análises de estabilidade considerando parâmetros geotécnicos de solo inundado, tendo em vista que é a condição em que o solo apresenta menores resistências ao cisalhamento. Sob o viés analítico dos vinte e cinco taludes, 16% obtiveram fatores de segurança mínimos superiores a 1,5, 12% na faixa de 1,4 < FSmin<1,5, e 72% abaixo de 1,4. O prosseguimento da pesquisa prevê ensaios mineralógicos, ensaios de permeabilidade, além da determinação da curva característica dos solos não saturados, vislumbrando análises de estabilidade próximas à condição de campo. De modo preponderante, o estudo supracitado retoma a discussão na definição de parâmetros para análises de estabilidade de taludes, considerando os efeitos dos eventos climáticos, sobretudo os relacionados as chuvas extremas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3437067 - DANISETE PEREIRA DE SOUZA NETO - nullExterno à Instituição - MAURICIO EHRLICH - UFRJ
Presidente - 1130440 - ROBERTO QUENTAL COUTINHO
Externo ao Programa - 1162231 - SAUL BARBOSA GUEDES - null
Notícia cadastrada em: 04/06/2025 08:55
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