Banca de QUALIFICAÇÃO: SUETTINNI JEAN DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUETTINNI JEAN DE LIMA
DATA : 05/06/2025
LOCAL: Pós-Graduação Engenharia Civil
TÍTULO:

Análise do Porto e do Território Estratégico de Suape, em Pernambuco, face ao Desenvolvimento Urbano e Regional


PALAVRAS-CHAVES:

Porto-Indústria e Território; Suape (Pernambuco); Porto e Infraestruturas Urbanas; Desenvolvimento Urbano; Desenvolvimento Regional.


PÁGINAS: 96
RESUMO:

 

Esta pesquisa analisa as relações entre o Complexo Industrial Portuário de Suape (CIPS) e o Território Estratégico de Suape (TES), este último formado por oito municípios pertencentes à Região Metropolitana do Recife e à Mata Sul de Pernambuco. Trata-se de localidades historicamente marcadas por desigualdades estruturais desde o período colonial, vinculadas à lógica socioeconômica da monocultura açucareira. Outrossim, a partir do modelo de "Porto-Indústria e Território", o projeto de Suape, ao longo de sua história, foi concebido com base em referências internacionais, como os portos de Kashima (Japão) e Marseille-Fos (França), que o inspiraram diretamente, bem como o porto de Liège (Bélgica), cuja experiência se insere no mesmo paradigma territorial e industrial. O estudo incorpora, por seu turno, o referencial teórico dos polos de crescimento de François Perroux, que compreende o território como uma estrutura assimétrica, organizada em torno de núcleos dinâmicos de desenvolvimento. Nesse contexto, embora o CIPS represente um dos maiores empreendimentos portuários e industriais do Brasil, observam-se disparidades significativas entre o avanço de sua economia e infraestrutura perante os baixos índices socioeconômicos nos municípios do TES, com gradações. Destarte, a pesquisa é de natureza qualitativa e transdisciplinar, com ênfase na análise do discurso, no método hermenêutico e no método histórico, além da leitura estatística e cartográfica. As entrevistas com stakeholders locais, definidos aqui como tomadores de decisão, técnicos, empresários e acadêmicos, serão interpretadas com base nos procedimentos mencionados. Nesse sentido, as categorias centrais de análise envolvem território, desenvolvimento urbano e regional, infraestrutura e governança. A metodologia articula fontes primárias e secundárias, leitura crítica de documentos oficiais, dados socioeconômicos e fontes históricas. Sendo assim, a pesquisa busca compreender como diferentes grupos de interesse influenciam (ou são influenciados) pelos processos de decisão, governança e planejamento, o que repercute diretamente no modo como o CIPS impacta sobre os municípios do TES. Por conseguinte, como contribuição, a pesquisa propõe uma reflexão crítica sobre a articulação entre dinâmicas portuárias, territoriais e socioeconômicas, com ênfase nos limites e possibilidades do desenvolvimento urbano e regional, em articulação com o planejamento integrado do TES, perante a economia crescente e a expansão do CIPS, em perspectiva presente e futura.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOAQUIM JOSE GUILHERME DE ARAGAO - UnB
Interno - 1767927 - LEONARDO HERSZON MEIRA
Presidente - 2767145 - MAURICIO OLIVEIRA DE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 19/05/2025 12:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04