Banca de DEFESA: NAKITA NAIADES NASCIMENTO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAKITA NAIADES NASCIMENTO DE SOUZA
DATA : 25/02/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Pós-Graduação Engenharia Civil
TÍTULO:

INTEGRAÇÃO BIM À GESTÃO DE INSTALAÇÕES EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS: Uma Diretriz para Otimizar a Gestão da Informação


PALAVRAS-CHAVES:

Modelagem da Informação da Construção (BIM), Gestão Predial, Gestão da Informação, Universidades Públicas, Diretrizes BIM.


PÁGINAS: 135
RESUMO:

A integração da Modelagem da Informação da Construção (BIM) à Gestão das Instalações (Facilities Management - FM) em instituições de ensino superior públicas representa uma estratégia essencial para superar desafios como a fragmentação de dados, a falta de padronização e a baixa interoperabilidade entre sistemas. Este trabalho propõe uma diretriz estruturada e adaptável, composta por sete etapas, visando otimizar a gestão da informação, com foco especial em contextos de baixa maturidade BIM. Embora tenha sido desenvolvida com base na realidade da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a diretriz apresenta potencial de aplicação em outras instituições com características similares. A metodologia incluiu uma revisão de literatura, questionários e entrevistas com profissionais de manutenção da UFPE, revelando problemas como o uso limitado do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) e a falta de integração com dados de manutenção. A diretriz aborda inovações como a padronização da catalogação de ativos, a integração de dados semânticos via APIs (como o IFC4.3), e o uso de padrões internacionais, como a ISO 19650. Além disso, sugere a centralização de dados em um ambiente comum e o uso de tecnologias emergentes, como blockchain, para garantir a segurança e integridade da informação. A proposta também inclui a definição de Indicadores Chave de Desempenho (KPIs) para monitorar a eficiência das operações de manutenção e recomenda o treinamento contínuo das equipes para assegurar a sustentabilidade do processo. Embora a aplicação prática não tenha sido realizada, os resultados fornecem uma base sólida para implementações futuras e para a expansão do uso de tecnologias digitais. Conclui-se que a diretriz proposta tem o potencial de promover maior eficiência na gestão predial e modernizar os processos de manutenção em instituições de ensino superior públicas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MICHELLE CARVALHO GALVÃO DA SILVA PINTO BANDEIRA - UFG
Interno - 3219431 - REUBER ARRAIS FREIRE
Presidente - 1054052 - VIVIANE ADRIANO FALCAO
Notícia cadastrada em: 10/02/2025 13:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08