Banca de DEFESA: LUCAS BRENO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS BRENO DOS SANTOS
DATA : 11/06/2026
HORA: 09:00
LOCAL: Pós-Graduação Engenharia Civil
TÍTULO:

APLICAÇÃO DO MÉTODO GREY-TOPSIS PARA AVALIAÇÃO E GESTÃO DO DESEMPENHO E EFICIÊNCIA DOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM MUNICÍPIOS COM CAPTAÇÃO EXCLUSIVAMENTE SUBTERRÂNEA

 


PALAVRAS-CHAVES:

águas subterrâneas; análise multicritério e multidimensional de apoio à decisão; eficiência; gestão do saneamento; indicadores de desempenho; sistema de abastecimento de água.

 


PÁGINAS: 176
RESUMO:

Os Sistemas Nacionais de Informações sobre Saneamento (SNIS) e em Saneamento Básico (SINISA) possuem uma gama de indicadores de desempenho que revelam a multiplicidade de critérios avaliativos da eficiência dos sistemas de abastecimento de água (SAA). O modelo híbrido Grey-TOPSIS é considerado uma abordagem de apoio a tomada de decisão adequada para avaliar SAAs municipais, por considerar os múltiplos critérios, as imprecisões e ausências dos dados. Neste estudo, definiu-se três linhas de análises, formadas por municípios brasileiros em que o abastecimento humano ocorre exclusivamente por águas subterrâneas, segundo o levantamento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (2021), tornando ainda mais necessária a busca pela eficiência, para preservar o manancial subterrâneo. Estes foram avaliados em três eixos de desempenho: econômico-financeiro e de qualidade de água, a partir dos dados do SNIS de 2015 a 2022, e operacional, através dos dados do SNIS de 2015 a 2022 e SINISA de 2023 e 2024, e hierarquizados em cada um de acordo com a performance alcançada. A Ilha de Itamaracá, localizada na Região Metropolitana do Recife, foi escolhida, pela importância histórica, cultural e turística em Pernambuco, como o município central do estudo. Nas três linhas de análise, demonstrou-se performance satisfatória no eixo econômico- financeiro, porém, foi insatisfatório no de qualidade de água e operacional, sendo mais ineficiente do que a maioria dos municípios que compõem cada uma das linhas de análises, o que é possível reconhecer potenciais municípios em que os gestores do saneamento podem buscar realizar benchmarking. A análise de sensibilidade dos resultados foi realizada por três abordagens: variação percentual no peso inicial do critério em ±2,5%, ±5% e ±10%, a exclusão por vez dos critérios e a substituição da fórmula Euclidiana por Manhattan e Minkowski. Os eixos operacional e de qualidade de água apresentaram robustez nas duas primeiras abordagens, enquanto para o econômico-financeiro, uma robustez menor. A última abordagem indicou que se deve ter atenção na substituição indicada. O estudo trouxe contribuições para a literatura científica da gestão de SAA, sendo possível ser aplicado em contextos reais para a gestão do saneamento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1130841 - JAIME JOAQUIM DA SILVA PEREIRA CABRAL
Interno - 2130612 - JOSE ROBERTO GONCALVES DE AZEVEDO
Externo ao Programa - 1698142 - SAULO DE TARSO MARQUES BEZERRA - null
Notícia cadastrada em: 22/05/2026 16:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02