ANALISE DO USO DA CAPACIDADE AEROPORTUARIA COM BASE NA DISTRIBUICAO DIARIA DE OPERACOES
Capacidade aeroportuária; Regulação de slots; Eficiência operacional; Dados em painel; Regressão com efeitos fixos.
O crescimento contínuo da demanda por transporte aéreo tem imposto desafios significativos à gestão da capacidade aeroportuária, especialmente no que tange à concentração de operações em horários de pico. Este estudo investiga a relação entre o aumento da capacidade de movimentação horária e a distribuição das operações ao longo do dia, com foco na alocação de slots em aeroportos brasileiros. A metodologia adotada baseou-se em modelagem estatística com dados em painel, envolvendo regressão linear múltipla com aplicação dos modelos de efeitos fixos, aleatórios e mínimos quadrados ordinários agrupados, buscando identificar o modelo mais adequado à análise. Os resultados indicam que, embora a ampliação da capacidade reduza a saturação nos horários de pico, ela não influencia significativamente a redistribuição das operações ao longo do dia. Além disso, constatou-se que as regras de alocação de slots atualmente vigentes não exercem impacto relevante sobre a dispersão da demanda. O principal determinante do melhor aproveitamento da infraestrutura aeroportuária foi o aumento da movimentação de passageiros. O estudo contribui para o debate sobre a eficiência operacional e a sustentabilidade da gestão aeroportuária, apontando limitações e direções para pesquisas futuras, como a consideração de variáveis adicionais relacionadas à operação das companhias aéreas.