ANALISE SOBRE A EFICACIA DA IMPLANTACAO DOS PROJETOS DE REDESENHO DE RUAS POR MEIO DA ABORDAGEM DO SISTEMA SEGURO
Redesenho de Ruas; Abordagem do Sistema Seguro; Urbanismo Tático.
As mortes e lesões no trânsito representam um grave problema de saúde pública em ambientes urbanos de países de baixa e média renda, impactando diretamente a qualidade de vida nas cidades. Esta pesquisa tem o objetivo de avaliar a eficácia de projetos de redesenho de ruas, orientados pela Abordagem do Sistema Seguro, na redução de lesões e mortes no trânsito em áreas urbanas vulneráveis. A metodologia combina a análise quantitativa de mortes e lesões no trânsito por meio de estudo observacional antes e depois com grupo de comparação com a análise qualitativa de métricas de segurança viária, observando fatores de risco e a qualidade das intervenções na percepção dos usuários. O estudo analisou três projetos de redesenho de ruas implantados com a técnica do urbanismo tático no Recife entre 2021 e 2022. Os resultados indicam redução na frequência de ocorrência de sinistros com vítimas lesionadas e melhorias na percepção de segurança e satisfação dos usuários sobre as áreas transformadas. As conclusões sugerem que projetos de redesenho de ruas, baseado na abordagem do sistema seguro quando construídos de forma participativa, mesmo em caráter provisório, podem contribuir para a promoção da segurança viária e trazer melhorias estruturais significativas nas áreas impactadas. A pesquisa também aborda os desafios institucionais do processo de implementação, sobretudo em contextos institucionais frágeis, indicando a necessidade de aprofundamento metodológico em estudos futuros.