Banca de DEFESA: ALAN MONTEIRO BORGES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALAN MONTEIRO BORGES
DATA : 28/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Pós-Graduação Engenharia Civil
TÍTULO:

AVALIACAO DOS IMPACTOS DOS CORREDORES DE TRANSPORTES NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL DA AMAZONIA LEGAL


PALAVRAS-CHAVES:

Corredores de transportes; Amazônia Legal; Desenvolvimento sustentável; Indicadores de Desenvolvimento


PÁGINAS: 226
RESUMO:

A Amazônia ocupa uma posição central nos debates globais, devido principalmente à sua importância ambiental. Compreender os impactos da implantação e operação de grandes infraestruturas de transporte é essencial para fomentar um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável na região. Esta pesquisa integra análise exploratória de dados e modelagem espacial, por meio da Análise de Componentes Principais (ACP), para avaliar de forma comparativa, os impactos socioeconômicos e ambientais de 206 municípios situados ao longo dos mais importantes corredores de transporte da Amazônia Legal: a Hidrovia Solimões-Amazonas, a Rodovia Cuiabá-Santarém e as Ferrovias Norte-Sul e Carajás. A análise abrange um período de mais de três décadas (1990-2021), permitindo identificar dinâmicas temporais e tendências regionais. A partir dos resultados da ACP, observou-se que os três primeiros componentes principais (CP1, CP2 e CP3) concentraram, cerca de 67,79% de explicação cumulativa da variância dos dados. Assim foi desenvolvido o Índice de Sustentabilidade dos Municípios da Amazônia (ISMAM), classificados em cinco categorias quanto ao nível de sustentabilidade: “Muito baixo”, “Baixo”, “Intermediário”, “Alto” e “Muito alto”. Os resultados indicam uma perda significativa de áreas florestais ao longo dos corredores de transportes rodoviário e ferroviário, acompanhada pelo avanço da agropecuária. No entanto, nesses dois corredores, observa-se uma relativa estabilidade na proporção de municípios classificados com níveis “Intermediário” e “Alto”, associada a uma maior integração multimodal, avanços no IDHM, expansão da urbanização e diversificação econômica. Por outro lado, a situação dos municípios atravessados pela Hidrovia Solimões-Amazonas é preocupante, com cerca de 93% deles classificados com nível “Muito baixo” ou “Baixo” em 2010 e em 2021. A baixa diversificação econômica, as dificuldades logísticas e os desafios sociais persistentes contribuem para essa vulnerabilidade dos munícipios da hidrovia, destacando a necessidade de políticas públicas mais eficazes para reverter esse quadro. Ao integrar múltiplas variáveis e abordar diferentes realidades municipais na Amazônia, esta pesquisa oferece subsídios para o aprimoramento da engenharia territorial e para a formulação de estratégias que conciliem crescimento econômico, equidade social e conservação ambiental. Os resultados reforçam a importância do planejamento integrado das infraestruturas de transporte, garantindo que seu impacto promova um desenvolvimento sustentável e minimize os efeitos adversos sobre os territórios amazônicos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANIEL NOGUEIRA SILVA - UNIFESSPA
Externa à Instituição - ANA MARIA GUERRA SERÁFICO PINHEIRO - UFAM
Interno - 1130728 - ANISIO BRASILEIRO DE FREITAS DOURADO
Presidente - 1767927 - LEONARDO HERSZON MEIRA
Externo à Instituição - RAFAEL AMORIM VIANA DE MOURA - UNIVASF
Notícia cadastrada em: 18/07/2025 16:15
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