Banca de DEFESA: GUSTAVO HENRIQUE NÓBREGA BORGES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUSTAVO HENRIQUE NÓBREGA BORGES
DATA : 25/02/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Pós-Graduação Engenharia Civil
TÍTULO:
ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE INCENTIVO AO TRANSPORTE ATIVO PARA OS PLANOS DE MOBILIDADE URBANA BRASILEIROS: UMA APLICAÇÃO DA TÉCNICA DELPHI

PALAVRAS-CHAVES:
transporte ativo, mobilidade urbana sustentável, plano de mobilidade urbana, método Delphi, políticas públicas

PÁGINAS: 117
RESUMO:
O aumento exacerbado da frota de veículos e uma infraestrutura que não atende adequadamente às necessidades dos centros urbanos brasileiros representam algumas das muitas consequências do processo de urbanização acelerado e desordenado que o Brasil passou ao longo do século XX. No que diz respeito à mobilidade urbana, este cenário atravessado pelo país trouxe consigo diversas as externalidades negativas, como a poluição e os congestionamentos. Este trabalho busca examinar como o transporte ativo, que abrange deslocamentos a pé, de bicicleta e outros meios de propulsão humana, pode ser incorporado como uma solução eficaz e sustentável para os desafios da mobilidade no Brasil, visando a redução dos aspectos prejudiciais decorrentes do transporte individual motorizado. Esses meios além de contribuírem para a sustentabilidade ambiental e a redução de custos em geral, ainda podem oferecer benefícios para a saúde pública. Por meio de uma abordagem baseada na técnica Delphi, um método participativo, especialistas foram consultados a fim de promover a construção de um consenso acerca da ordem de relevância relativa de mais de quarenta estratégias. Estas, por sua vez, foram extraídas de fontes oficiais do Governo Federal do Brasil e constam ou deveriam constar nos Planos de Mobilidade Urbana (PlanMob) dos municípios, que são exigidos pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) para as cidades que possuam mais de 20.000 habitantes. Entre as medidas discutidas, destacam-se a ampliação da infraestrutura para ciclistas e pedestres, campanhas educacionais para incentivar a mobilidade ativa e revisões em políticas públicas que favoreçam modos não motorizados. Os resultados apontam para uma relevância alta de mais da metade das estratégias analisadas que se somadas àquelas que foram classificadas como sendo de média importância, superam a barreira dos 90% do total das medidas analisadas, ratificando a significância das diretrizes instituídas pelos materiais oficiais disponibilizados pelos órgãos federais. Recomenda-se que futuras pesquisas envolvam novos conjuntos de atores, analisando os resultados de maneira segregada por grupos, identificando possíveis vieses e atingindo maiores níveis de convergência.

MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ISABEL CRISTINA DE OLIVEIRA MAGALHÃES AMORIM - UFRN
Externo à Instituição - JORGE UBIRAJARA PEDREIRA JUNIOR - UFBA
Presidente - 2767145 - MAURICIO OLIVEIRA DE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 21/02/2025 10:57
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