Banca de DEFESA: RODOLPHO RODRIGUES SOARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODOLPHO RODRIGUES SOARES
DATA : 26/02/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Pós-Graduação Engenharia Civil
TÍTULO:

Estratégias para um Novo Modelo de Concessão de Ferrovias Urbanas Deficitárias: Um Estudo Aplicado à CBTU João Pessoa


PALAVRAS-CHAVES:
Concessão Pública. Transporte Ferroviário. Engenharia Territorial. Programas Territoriais. Multiplicadores Econômicos e Fiscais.

PÁGINAS: 161
RESUMO:
No Brasil, o transporte de passageiros sobre trilhos enfrenta uma série de desafios, incluindo falta de planejamento, ausência de políticas públicas eficazes, infraestrutura deficitária e baixo volume de investimentos. Esse cenário é agravado pelo esgotamento do espaço fiscal para investimentos em infraestrutura, o que tem levado o governo a buscar maior pela eficiência administrativa e austeridade fiscal. Em resposta a esse cenário, as concessões têm sido adotadas como a principal estratégia para viabilizar os investimentos no setor, embora o modelo de concessão tradicional seja ela pura, patrocinada ou administrativa, revele limites, como altos custos iniciais, remuneração tardia e incerta, e a complexidade da gestão ao longo do contrato. Diante desse contexto, surge a necessidade de repensar o modelo de investimentos em infraestrutura para garantir seu crescimento e sustentabilidade fiscal. Nesse sentido, a Engenharia Territorial propõe uma nova abordagem, incorporando projetos produtivos que impulsionam o desenvolvimento econômico, com o entendimento de que o crescimento econômico regional ou local pode ser a base para financiar os investimentos públicos, por meio do aumento da arrecadação fiscal. A Engenharia Territorial sugere que programas de desenvolvimento territoriais sejam ferramentas para o planejamento urbano, unindo investimentos públicos e privados em um território delimitado, gerando atratividade para investidores, mobilizando a economia local e aumentando a arrecadação fiscal. A partir desse pressuposto, a proposta desta pesquisa é apontar mecanismos para o desenvolvimento de estratégias que contribuam para a elaboração de um novo modelo de concessão para o setor ferroviário urbano que promova tanto o crescimento econômico quanto o equilíbrio fiscal dos investimentos públicos, aplicando os conceitos da Engenharia Territorial. A pesquisa escolheu a cadeia de valor cultural das cidades atendidas pela CBTU João Pessoa, utilizando o conceito de programas territoriais para definir áreas ao redor das estações para instalação de novas empresas do setor cultural. O objetivo foi gerar multiplicadores econômicos e fiscais para subsidiar os aportes públicos no projeto de concessão. O resultado da aplicação dessa abordagem foi um modelo de concessão financeiramente equilibrado e atraente para o setor privado, com um fluxo de caixa sustentável.

MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - YAEKO YAMASHITA - UnB
Externa à Instituição - LÍLIAN DOS SANTOS FONTES PEREIRA BRACARENSE - UFT
Presidente - 2767145 - MAURICIO OLIVEIRA DE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 31/01/2025 13:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08