Banca de DEFESA: RUAN VICTOR AMARAL OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RUAN VICTOR AMARAL OLIVEIRA
DATA : 26/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Pós-Graduação Engenharia Civil
TÍTULO:
INTEGRAÇÃO METROPOLITANA DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO E SEU IMPACTO SOBRE O ACESSO A OPORTUNIDADES DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

PALAVRAS-CHAVES:
Integração Tarifária; Acessibilidade Urbana; Governança Metropolitana; Transporte Metropolitano; Região Metropolitana de Curitiba

PÁGINAS: 151
RESUMO:
Estudos de acessibilidade têm se tornado cada vez mais frequentes para avaliar como facilitar o acesso a oportunidades é mais eficaz para a inclusão social e econômica do que apenas melhorar condições de mobilidade urbana. Porém, há poucos estudos que exploram como a governança metropolitana de sistemas de transporte público poderia por meio de integração tarifária ampliar o acesso da população às oportunidades de emprego. Este estudo investiga os impactos um cenário de integração tarifária dos sistemas de transporte público na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) poderia afetar o acesso ao mercado de trabalho. Os resultados mostram que a integração tarifária poderia elevar as oportunidades de emprego acessíveis em até 30% e 45% para viagens de até 60 e 90 minutos, respectivamente. A população dos municípios do norte e noroeste da RMC, como Almirante Tamandaré, Colombo e Campo Magro, tende a se beneficiar mais com essa integração. Observou-se também que, com a integração, a população de Curitiba poderia acessar, em média, 113 mil e 241 mil empregos adicionais em até 60 e 90 minutos de viagem. A completa falta de integração entre os sistemas municipais e metropolitano poderia reduzir significativamente a acessibilidade na RMC, especialmente nos municípios com sistemas municipais próprios. A integração tarifária também poderia reduzir a disparidade no acesso às oportunidades de emprego entre grupos de alta e baixa renda em 11,8% para viagens de até 90 minutos. No entanto, apesar dos benefícios potenciais da integração, os resultados demonstram que as desigualdades permanecem acentuadas; a integração tarifária não tem um impacto significativo na redução das disparidades de acesso ao emprego para viagens de até 60 minutos. Além disso, mesmo com a integração, os mais ricos ainda acessariam 250 mil e 400 mil empregos a mais do que a média total da população em viagens de até 60 e 90 minutos, respectivamente, enquanto os mais pobres acessariam entre 250 e 265 mil empregos a menos do que a média total da população. Os resultados dessa dissertação mostram como uma maior integração em nível metropolitano na operação do transporte público de Curitiba poderia trazer grandes ganhos de acessibilidade urbana. Estes resultados também sugerem que políticas adicionais que abordem diretamente as necessidades dos grupos mais vulneráveis são necessárias para assegurar que os benefícios da integração sejam distribuídos de forma mais equitativa. Os resultados reforçam a necessidade de estruturas de governança metropolitana eficazes, não apenas em Curitiba, mas em outras regiões metropolitanas, para viabilizar políticas de integração tarifária que não só integrem os sistemas de transporte, mas também promovam a equidade no acesso a oportunidades de emprego.

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRÉ LUIZ BRAGA TURBAY - PUCPR
Externa à Instituição - LÍLIAN DOS SANTOS FONTES PEREIRA BRACARENSE - UFT
Presidente - 2228841 - MARIA LEONOR ALVES MAIA
Notícia cadastrada em: 15/08/2024 10:40
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