Banca de DEFESA: ISABELA KOPPERSCHMIDT DE OLIVEIRA
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELA KOPPERSCHMIDT DE OLIVEIRA
DATA : 18/07/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Pós-Graduação Engenharia Civil
TÍTULO:
INTEGRANDO O TRANSPORTE DE CARGA E PESSOAS: Um estudo para o contexto brasileiro
PALAVRAS-CHAVES:
Mobilidade de Carga e Pessoas. Integração. Transporte de Pessoas. Transporte Público Coletivo. Transporte Urbano de Carga. Mobilidade Urbana Sustentável.
PÁGINAS: 162
RESUMO:
Muito se discute sobre o futuro da mobilidade urbana sustentável, a redução das emissões de gases estufa e proporcionar equidade e justiça social para as comunidades. Neste sentido, desde o início do século XXI, alguns países europeus vêm repensando o sistema de mobilidade urbana, em que o sistema de transportes de pessoas e mercadorias deve ser planejado e operado como um só. Tal mudança de paradigma só tem sido possível de ser implementada em pilotos bem sucedidos graças aos avanços tecnológicos e nas mudanças comportamentais da sociedade e sua inserção na economia das plataformas. Esta tese busca compreender como integrar o transporte de pessoas com o transporte de carga no meio urbano para o contexto brasileiro. O Brasil se encontra em uma situação ímpar para explorar tal integração, pois os planejadores enfrentam dificuldades para atrair os usuários para o transporte público coletivo, enquanto o número de entregas fragmentadas pelo comércio eletrônico só aumenta. É a partir deste contexto que esta tese explora o contexto brasileiro para (i) identificar quais os elementos que podem facilitar ou impedir a implantação de sistemas integrados de transporte de pessoas e cargas em um contexto geral e no contexto brasileiro; (ii) definir a integração, com o conceito de Mobilidade de Carga e Pessoas (MCP); e (iv) avaliar potencial soluções para o contexto brasileiro. Os especialistas brasileiros percebem como vantagens de iniciativas do tipo MCP: melhoria na eficiência do sistema de transporte, redução nos custos do transporte, redução das emissões de gases estufa e redução de congestionamentos. No entanto, eles entendem que a quantidade de atores envolvidos, a preocupação em se manter a qualidade do serviço assim como a necessidade de investimentos tanto na adaptação de veículos quanto na infraestrutura são questões que devem ser levadas em consideração ao se planejar o sistema, pois podem inviabilizar o sucesso da solução. Com isto, se percebeu que as soluções integradas de pessoas e cargas são altamente customizadas em função de sua localidade e são uma combinação de dez elementos, a saber: (i) sistema de transporte; (ii) elementos do sistema de transporte; (iii) infraestrutura urbana; (iv) nível de integração desejado; (v) stakeholders; (vi) modos de transporte disponíveis; (vii) tipos de itens/pessoas a serem transportados; (viii) integração horizontal dos serviços; (ix) integração vertical dos serviços; e (x) tecnologia. Por fim, este trabalho também avaliou a possibilidade de se instalerem lockers em terminais de transporte público e funcionarem como hubs logísticos. Tal solução se provou viável e sustentável, especialmente em municípios de pequeno e médio porte. Sendo assim, esta tese perpassou por conceitos para a
integração entre pessoas e cargas em ambientes urbanos, e explorou soluções práticas para o contexto brasileiro.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEJANDRO RUIZ PADILLO - UFSM
Externo à Instituição - BRUNO VIEIRA BERTONCINI - UFC
Externa à Instituição - LÍLIAN DOS SANTOS FONTES PEREIRA BRACARENSE - UFT
Presidente - 2767145 - MAURICIO OLIVEIRA DE ANDRADE
Externo à Instituição - RODRIGO AFFONSO DE ALBUQUERQUE NOBREGA - UFMG