RELAÇÃO ENTRE O CONCEITO CAPES DOS PROGRAMAS DE
MESTRADOS ACADÊMICOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E AS
CARACTERÍSTICAS CIENTÍFICAS E ACADÊMICAS DOS
DISCENTES
Conceito CAPES; Características Científicas; Características Acadêmicas;
Mestrado Acadêmico.
O objetivo deste estudo é verificar a relação entre o Conceito CAPES dos programas de
mestrados acadêmicos em Ciências Contábeis e as características científicas e acadêmicas dos
indivíduos que ingressaram nestes programas. Para isto, foram coletados na Plataforma
Sucupira dados de 28 programas, como o Conceito CAPES; a região geográfica do programa;
e se a instituição é federal, estadual ou municipal; e dados de até 3.690 indivíduos que
ingressaram em algum destes programas durante os anos de 2010 e 2021, como a idade; o ano
de ingresso; se finalizou o mestrado e em quantos meses; se entrou e finalizou algum doutorado.
Após a coleta na Plataforma Sucupira, o segundo passo foi extrair do currículo Lattes
informações sobre as publicações realizadas em cada ano a partir da entrada no mestrado, com
data limite até dezembro de 2024. Com isso, a análise científica teve 12.940 observações e a
análise acadêmica teve 3.690 observações, cujas análises foram realizadas a partir de modelos
MQO e Logit. Os resultados indicaram que quanto maior o Conceito CAPES dos programas:
menos os indivíduos publicam em revistas de Qualis A, B e C; menos pontuam em Qualis A e
B; menor é a proporção entre a pontuação de revistas A e B; mais tempo levam para se
formarem; menor é a probabilidade de concluírem o mestrado; e maior é a probabilidade de
entrarem em um mestrado. De acordo com a Teoria do Capital Humano estes resultados não
eram esperados. Em análises adicionais foi percebido que o resultado não esperado só persiste
quando as outras variáveis explicativas estão no modelo, ou seja, quando os modelos são
estimados somente com o Conceito CAPES como variável independente, os resultados ficam
alinhados com as hipóteses. Esta troca de sinal pode indicar que o Conceito CAPES não é uma
das principais variáveis que explicam as características científicas e acadêmicas, cujo efeito
principal pode ser proveniente de questões endógenas, como a dedicação, capacidade e
habilidade dos indivíduos. Outra possibilidade é a inconsistência do Conceito CAPES com a
verdadeira qualidade do programa.